O Alistamento Militar Feminino 2022 não é um assunto muito popular, não é mesmo? Afinal, esse é um serviço muito relacionado aos homens, ainda mais por ser obrigatório sempre que o jovem completa 18 anos.
O que muitas mulheres não sabem é que é possível construir uma carreira nas Forças Armadas!
A questão é que o Alistamento Militar Feminino 2022 existe, mas a quantidade de oportunidades é bem menor se comparado com o número existente para os homens.
Existem duas formas de ingresso para mulheres nas Forças Armadas: por meio de concursos e por voluntariado. Para seguir carreira, um concurso público deve ser prestado.
Assim como os homens, a mulher precisa ter 18 anos ou mais e ter a noção de que irá prestar serviço por um tempo limitado pré-estabelecido.
Existem determinadas instituições que recebem o público feminino em caráter obrigatório. Veja quais são:
Aqui, médicas, farmacêuticas e dentistas podem participar do concurso, mas com idade máxima de 36 anos.
Para participar do concurso, é necessário ter entre 16 e 22 anos.
Além destas, é possível ingressar como temporário no Exército, onde a mulher deve permanecer 12 meses, podendo ser prorrogável conforme o interesse de ambas as partes.
Durante esse período, certas provas são aplicadas. Saiba como funciona acessando o link.
O principal concurso para a formação de militares de carreira vem da Academia da Força Aérea (AFA). As mulheres passam por 4 anos de treinamento (preparo físico e instruções militares), mas a idade máxima de ingresso é de 23 anos.
Na FAB (Força Aérea Brasileira), há ainda o trabalho temporário, ou seja, todos os anos são contratados profissionais, como médicos, veterinários, administradores, engenheiros, contadores, entre outros, para prestar esse serviço militar temporário em várias partes do país.
Existem oportunidades para nível médio, como em cargos de arrumador, motorista-bombeiro e cozinheiro, por exemplo.
É bom saber que as mulheres não podem entrar na Escola de Aprendizes Marinheiros, pois só são aceitos homens. Porém, pode-se ingressar como aluna de graduação de aspirante e fazer um curso que dura 4 anos, em regime de internato.
Por meio dele, há treinamento físico e formação militar-naval. Durante as férias, há estágios de sobrevivência no mar ou na selva.
Para a Marinha, a aceitação de mulheres em cursos é feita na Escola Naval do Rio de Janeiro.
Mais uma opção é o Corpo Auxiliar de Praças (CAP), que é de nível técnico, preenchendo vagas nas áreas de administração, saúde, informática e manutenção.
Além de tudo isso, as mulheres geralmente ingressam no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro (RJ) para seguir carreira militar, podendo assim fazer parte do Corpo da Armada (CA) – para se especializar em Mecânica, Eletrônica e Sistema de Armas – e do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que prepara oficiais para defender a pátria em operações por terra.
Ainda, o sexo feminino é aceito no Corpo de Intendentes da Marinha (CIM), que possui oportunidades nas áreas administrativa, logística, de controle interno e financeiro.
Veja que existem várias formas de acesso no Alistamento Militar Feminino 2022! Qual você deseja tentar?
Você pode se interessar por: Alistamento Militar 2022 – Guia Completo
Deixe seu Comentário