O bolsa família é um programa criado pelo Governo Federal em 2004 para ajudar as pessoas de baixa renda. Na realidade, o benefício é uma junção do PNNA (Programa de Acesso à Alimentação) criado pelo Governo do Presidente Lula com os Programa já existentes do FHC, entre eles: Bolsa alimentação, bolsa escola, Cadastramento Único e Auxílio Gás.
O programa de distribuição de renda ajuda famílias que estão na linha da extrema pobreza em diversos cantos do Brasil.
As famílias que desejam receber o auxílio precisam estar devidamente cadastradas no CadÚnico. Esse é uma espécie de sistema que a analisa a situação financeira da família e dá o veredicto final se realmente os mesmos estão em condições de baixa renda e se enquadram no grupo que tem o direito ao benefício.
Para realizar esse cadastro, é necessário seguir as orientações abaixo:
Depois de analisar toda a documentação completa, dentro de alguns dias, a assistente social entra em contato para informar se o pedido de entrada no programa foi aceito ou não.
Além disso, as famílias que recebem o Bolsa Família precisam atualizar o cadastro a cada 2 anos.
Caso a família tenha crianças de até 15 anos trabalhando, elas serão removidas do programa.
O programa não funciona com valores iguais para todas as famílias. O montante que cada um vai receber é de acordo com a número de membros e suas respectivas idades.
Os valores de cada categoria são:
Depois que o cidadão é aceito no programa, ele recebe um cartão para poder efetuar os saques nas lotéricas ou Caixa Econômica Federal.
O calendário de saque vai depender do número final que está impresso no cartão. Mas, é importante ter atenção, pois todos os anos a Caixa Econômica Federal divulga o calendário, ou seja, ele não permanece sempre igual.
Portanto, é fundamental se informar para não errar na data de saque ou então, deixar o valor sem ser retirado, pois se o cidadão não pegar dentro de 3 meses, ele perde.
Para consultar o saldo do bolsa família, o cidadão pode ir ao uma agência da Caixa Econômica ou lotérica, ligar para o 0800 726 0207 ou se preferir, pode baixar o aplicativo do bolsa família no celular.
Para tirar mais dúvidas sobre o recebimento do Bolsa Família 2020, compareça a Caixa Econômica Federal.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário