Brasil Sorridente 2021 – Inscrição e Como Funciona

No Brasil, o SUS além de oferecer uma série de procedimentos de graça para que os brasileiros possam usufruir da saúde em primeira mão, também oferece atendimento odontológico totalmente gratuito, você sabia?

Tudo isso acontece pelo projeto Brasil Sorridente, continue lendo aqui para obter informações completas sobre este assunto, como se inscrever, quais são as principais formas de utilizar o serviço e muito mais.

Projeto Brasil Sorridente 2021: Inscrição e como funciona?

Projeto Brasil Sorridente 2021: Inscrição e como funciona?

O SUS – Sistema Único de Saúde -, é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, do qual possui a principal intenção de oferecer saúde de qualidade e totalmente de graça para todos os brasileiros, ou seja, qualquer pessoa pode ir direto ao posto de saúde mais próximo para conseguir fazer seu cadastro e assim, ter atendimento sem nenhum tipo de custo.

A saúde e higiene bucal são alguns dos serviços oferecidos e essenciais para a saúde, dessa forma, o tratamento odontológico é oferecido sem nenhuma cobrança, basta ir até um posto de saúde ou demais centros de especialidades odontológicas que estão disponíveis em sua cidade.

Como funciona o dentista gratuito no SUS?

Um dos principais tratamentos a que os cidadãos têm direito são sem dúvidas os cuidados com os dentes, visto que é primordial para ter uma boa saúde, sem falar no impacto direto na qualidade de vida que isto traz.

O Programa Brasil Sorridente foi desenvolvido para tornar esses procedimentos mais acessíveis, sendo que muitos dos atendentes são estudantes universitários de odontologia que fazem este atendimento inteiramente gratuito.

São mais de 100 milhões de brasileiros que são beneficiados pelo tratamento odontológico pelo SUS, veja mais abaixo para saber como funciona e começar a usar o quanto antes.

São mais de 1030 Centros de Especialidades Odontológicas – CEO -, além de 8 mil consultórios e 185 unidades móveis disponíveis em terras brasileiras.

Procedimentos disponíveis no programa

Projeto Brasil Sorridente 2021: Inscrição e como funciona?

Conforme divulgado pela OMS, o programa Brasil Sorridente é reconhecido como o programa de saúde bucal pública de maior impacto em todo o mundo. Isso é um destaque, visto que durante muitos anos, o Brasil era visto como um dos países com a maior falta de saúde bucal, onde uma boa parcela da população perdia a maioria ou todos os dentes pela falta de acessibilidade para tratamentos.

Muitos dos procedimentos são feitos por meio das unidades odontológicas móveis, que possuem como objetivo chegar até a população mais afastada, como é o caso dos indígenas.

Um dos procedimentos que fazem parte do programa é a fluoretação, da qual consiste na adição de flúor na água de consumo humano, onde possui como principal objetivo diminuir as cáries na população.

É importante destacar que qualquer pessoa que tenha interesse possui acesso direto ao Brasil Sorridente, basta realizar seu cadastro no site específico do programa, tendo assim seu dia agendado e recebendo demais benefícios.

Mas, é sempre interessante destacar que ainda há muita falta de infraestrutura para realizar o atendimento, visto que há uma grande quantidade de filas de espera, mas, o lado bom é que há uma maior prioridade para as famílias de baixa renda.

Depois, é necessário ir até o posto que presta este serviço e fazer o agendamento, seja na sua cidade ou no município vizinho.

Se for necessário, o profissional de saúde que fizer seu agendamento irá te encaminhar para os devidos tratamentos ou cirurgias, variando de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Por meio do programa Brasil Sorridente, o indivíduo possui acesso a vários atendimentos bucais de graça, alguns deles são:

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais tais como diagnóstico e detecção do câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognática;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias;
  • Entre outros.

É preciso reiterar que é preciso ter seu Cartão SUS em suas mãos no momento que for fazer o atendimento direto no site, sendo assim, a forma mais rápida e simples de conseguir realizar todo o agendamento da sua saúde bucal.

Agora que você já sabe da existência desse programa, é o momento de procurar saber onde ele está disponível em seu município, dando entrada em todo o processo e recebendo assim o atendimento que é direito de todos os brasileiros.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content