O Centro Federal de Educação Tecnológica é uma instituição de ensino que abrange uma formação escolar e acadêmica que se inicia no técnico de nível médio e se estende até o doutorado. A instituição mineira apresenta programas de bolsas de pesquisas que recebem investimento tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual. O CEFET tem diversos campus distribuídos nas cidades de todos os estados brasileiros.
Para estudar nos cursos técnicos disponibilizados pelo CEFET, é necessário realizar o processo seletivo através do vestibular próprio da instituição. Já para realizar a graduação no CEFET, utiliza-se do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso, sendo necessário, assim, primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Cursos técnicos disponíveis
Cursos de graduação disponíveis
O processo seletivo do ensino técnico no CEFET é voltado aos estudantes que tem o interesse de ingressar nos cursos técnicos. Porém, há diversos públicos-alvo para esse processo, o ensino integral, por exemplo, é voltado para aqueles que finalizaram o ensino fundamental e estão ingressando no primeiro ano do Ensino Médio. Essa categoria de ensino tem 3 anos de duração.
Há vagas também voltadas para alunos que cursam o Ensino Médio em outra instituição ou que já concluíram esse estágio escolar. Essas opções ocorrem no período noturno e têm 2 anos de duração.
Para a graduação, todos os candidatos que passaram nas listas de chamadas e tiveram a nota de corte referente ao seu curso têm o direito do cursar o ensino superior na instituição.
As inscrições são efetuadas exclusivamente por meio da Internet, no endereço eletrônico www.vestibular.cefetmg.br, onde é acessado o Sistema Eletrônico de Inscrições (SEI). É necessário clicar em “realizar inscrição” para ser direcionado à página em que será realizado o preenchimento dos dados do candidato.
Após a inscrição, deve-se realizar o pagamento da taxa de inscrição (no valor de R$80,00) antes da data de vencimento e da finalização das inscrições. Apenas com esse pagamento efetuado, a inscrição será garantida pelo candidato.
Para o ingresso na graduação, é necessário primeiramente realizar a inscrição do ENEM.
Depois disso, aguardar o período das provas e suas realizações. Com os resultados do ENEM, será possível realizar a inscrição no curso desejado e aguardar na lista de chamada.
O requisito básico para cursar o ensino técnico integrado ao Ensino Médio é ter concluído o Ensino Fundamental II, ou seja, estar no nono ano durante o período das inscrições.
Para fazer apenas o curso técnico na categoria concomitante, é necessário estar matriculado em outra instituição de Ensino Médio. Enquanto que na categoria subsequente, é necessário já ser formado no Ensino Médio.
Os documentos necessários tanto para o ensino técnico quanto para a graduação são os seguintes:
Na graduação e no ensino técnico subsequente, é necessário ainda o Histórico Escolar Completo.
O todo o período de inscrição para o ingresso no ensino técnico, desde a publicação do edital até as efetivas inscrições, no ano de 2020 ocorreu entre junho e outubro de 2019. A prova será realizada no dia 17 de novembro de 2019.
Durante o ano de 2020, a previsão é que as inscrições para o ingresso no primeiro semestre de 2020 também ocorra durante esse período.
Os locais das provas são divulgados próxima à data de realização da prova.
Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário