A CNH Social é um famoso programa que oferece gratuidade no processo da Carteira Nacional de Habilitação. No Maranhão, a população pode usufruir dessa oportunidade, porém cabe saber que existem requisitos a serem cumpridos, é claro.
Entenda: nem todo mundo tem direito à CNH Social. O foco é quem não tem condições financeiras suficientes para arcar com os custos envolvidos.
Veja abaixo as informações mais relevantes sobre o programa no estado do Maranhão, os critérios para participação e como se inscrever.
A CNH Social Maranhão 2022 vem sendo um assunto recorrente entre as pessoas desse estado que desejam tirar a primeira habilitação ou que querem adicionar uma categoria na CNH.
É necessário entender que nem todos os estados oferecem esse programa gratuito – por sorte o Maranhão dispõe dessa facilidade!
Para outros estados, é necessário conferir a disponibilidade. Por exemplo, São Paulo não possui o programa, como já comentado no post.
Participando da CNH Social, os candidatos não arcam com nenhuma taxa relacionada às escolas de trânsito e serviços do Detran MA.
Em resumo, as gratuidades envolvem:
Variando de estado para estado, o processo da CNH fora do programa gratuito exige o pagamento de R$ 1 mil a R$ 2 mil, com possibilidade de até ser mais do que isso dependendo se o aluno for reprovado (precisando assim refazer as provas) ou precisar de mais aulas.
Com a CNH Social Maranhão 2022, não há gastos. Não se preocupe.
Para concorrer às vagas da CNH Social Maranhão 2022, existem certos requisitos a serem cumpridos.
Cada estado pode estabelecer os seus. No estado maranhense, são os abaixo:
Caso você se encaixe nos critérios acima, poderá se inscrever na CNH Social Maranhão 2022!
Lembrando que para as vagas ainda há fatores de desempate, como menor renda, quem está desempregado, o município de inscrição, e claro, o número de vagas disponíveis.
Além disso, quem é inscrito em programas sociais do Governo também faz parte dos critérios de desempate.
O processo de inscrição na CNH Social Maranhão 2022 acontece pelo site oficial do Detran MA.
Não há período definido para abertura de inscrições, então a dica é ficar de olho nas notícias do estado e no próprio portal do Departamento Estadual de Trânsito para não perder datas.
Quando puder se inscrever, no site terá escrito “CNH Social” ou “CNH Jovem”.
Leia as informações e clique no botão de inscrição, preenchendo o formulário e respondendo o questionário socioeconômico.
Depois disso, você só precisa aguardar o contato do Detran MA para saber se foi aprovado. Boa sorte!
Deixe seu Comentário