GDAE é a sigla de Gestão Dinâmica de Administração Escolar. Trata-se de uma plataforma criada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de centralizar informações dos alunos da rede pública e particular.
Ao fazer isso, a plataforma possibilita a melhor administração desses dados e a disponibilização de serviços pontuais para alunos, seus responsáveis legais, professores, instituições de ensino e prestadores de serviços.
O GDAE 2020 é um grande aliado de quem deseja obter informações e documentos escolares, inclusive de instituições de ensino públicas, particulares e de professores que buscam formas de otimizar a administração escolar.
Se você quer aprender a usar esse sistema para se cadastrar como um docente e participar dos próximos processos seletivos da secretaria de educação segue aqui um manual completo que vai te ajudar a encontrar classes de aulas para lecionar para além do Estado de São Paulo, no Brasil.
O GDAE oferece gratuitamente serviços pontuais para diferentes perfis de usuários. Conheça, abaixo, os principais disponibilizados:
A plataforma GDAE é pública, portanto, pode ser acessada por qualquer cidadão. No entanto, os serviços só estarão disponíveis para residentes do Estado de São Paulo. Veja quem pode utilizar a ferramenta:
Para aqueles que são servidores públicos ou concursados no ramo da Educação, com certeza já foi necessário utilizar o GDAE, visto que por meio dele é possível atualizar seus dados funcionais, receber informações sobre aulas ou demais atribuições, além de fazer o seu recadastramento do ano, sem falar em diversas outras funções.
É preciso acessar o site oficial e assim, criar o seu login ali diretamente, podendo fazer demais ajustes pessoais e do que você possui interesse. O processo é inteiramente feito de maneira online para conseguir facilitar a vida de seus usuários, visto que não é mais necessário sair de casa ou depender dos demais para ter mais informações importantes.
Considerado como uma tecnologia inovadora para os profissionais da educação e relacionados, ele é muito indicado para que seja usado por essas pessoas ficarem inteiradas sobre esses assuntos.
Curiosamente, a inscrição GDAE 2020 varia de acordo com o perfil do usuário. Acesse o site da Gdae e siga as recomendações abaixo para se inscrever:
Alunos
Os estudantes não precisam de inscrição para acessar o GDAE. A plataforma gera um login e senha automaticamente para cada aluno e tais dados são fáceis de serem lembrados:
O RA é o Registro do Aluno, um número de identificação que todo estudante possui. Caso não saiba o seu, consulte a secretaria da sua escola para obter a informação.
A inscrição de professores no GDAE 2020 deve ser realizada diretamente na plataforma. Todos os servidores estaduais ligados a educação não encontrarão dificuldades para ter seu login no GDAE. Para tal, basta acessar o site oficial do programa e preencher os campos indicados no site.
A inscrição é diferente para administradores escolares ou instituições de ensino. Neste caso, o login é definido automaticamente e o gestor da ferramenta pode salvar uma senha própria no GDAE em seu primeiro acesso.
A inscrição deve ser feita diretamente na secretaria da escola do aluno. Basta informar número do RG e do CPF. Depois, é só utilizar as seguintes informações para acessar a plataforma:
Vale a pena prestar atenção: caso você tenha concluído o ensino médio via prova do Enem, o seu certificado não estará no GDAE Net. Isso ocorre, pois não é obrigatório a presença desse certificado no sistema. Porém, não quer dizer que a conclusão via Enem perdeu a validade. Muito pelo contrário, a conclusão é válida e você tem o direito a entrar na universidade ou assumir um concurso público, mas seu certificado não estará no GDAE (e as instituições que pedirem o certificado de conclusão não podem obrigar que ele esteja – procure seus direitos caso tenha problemas).
Histórico Escolar + Boletim: Aluno, não se esqueça que todos os dados sobre nota e frequência estão no seu login no GDAE. Faça a consulta de forma prática e rápida sempre que precisar. Mas não se esqueça: o boletim e histórico ainda são entregues na versão impressa, basta procurar diretamente na sua escola. Para realizar a consulta basta acessar o sistema e clicar em “Consultar”.
A inscrição tem de ser feita diretamente na plataforma, fornecendo os dados solicitados.
Ficou em dúvida sobre inscrição no GDAE 2020 de acordo com seu perfil? É possível saná-la diretamente na página oficial da plataforma, especificamente no endereço https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar.
Dicas de concursos para o ano de 2020
A inscrição GDAE 2020 pode ser realizada em qualquer época do ano diretamente na plataforma, no endereço https://gdaenet.edunet.sp.gov.br/. No caso específico dos responsáveis legais pelos alunos talvez seja necessário atualizar os dados cadastrais na secretaria da escola.
Passo 1 – Faça cadastro do seu usuário e senha;
Passo 2 – Na parte de “Sistemas” clique na inscrição e atribuição de classes e aulas para cadastro de informações;
Passo 3 – Insira os dados do aluno, demais detalhes sobre a disciplina e mais informações. Para completar basta clicar em “Confirmar dados”.
O PSS – Processo Seletivo Simplificado -, emergencial para que professores da rede pública sejam contratados, começa no dia 29 de maio de 9h, o edital já foi publicado e deve ser lido por todos os interessados.
Serão contratados, de acordo com as vagas disponibilizadas em cada estado em específico, profissionais da educação básica nas áreas de educação profissional, das áreas de educação especial, os professores pedagogos, tradutores e também os intérpretes da da linguagem de sinais da língua brasileira.
Já foi explicado pela Secretaria que essas listas de classificações serão usadas nos locais dos quais estão esgotadas as chances dos editais dos anos anteriores. A análise do processo seletivo será feito pela análise de títulos, com base nas informações que forem fornecidas pelos candidatos durante a inscrição.
É necessário apresentar os documentos que comprovem demais informações, dos quais serão exigidos durante a convocação do Núcleo Regional, onde o candidato foi inscrito em questão.
Os professores que querem começar a trabalhar na rede estadual durante o ano de 2021, podem fazer sua inscrição por meio do processo seletivo simplificado aos docentes temporários, onde o principal objetivo é o de que os profissionais possam dar aulas de maneira presencial em todo o ano letivo, contando logo no início do ano de 2021.
O edital já foi publicado durante a última edição do Diário Oficial, as inscrições são feitas no site do Banco de Talentos, plataforma desenvolvida pelo Seduc para que se possa gerenciar todos os demais processos seletivos relacionados.
Durante o processo seletivo, os candidatos precisam indicar quais são as disciplinas que querem ministrar, enquanto fazer a seleção de qual é a Diretoria de Ensino que fará parte. Esse processo seletivo é classificatório por meio de uma pontuação que é obtida de acordo com os títulos e a experiência publicadas pelo Banco de Talentos e na SED.
Essa avaliação de aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres, contando de 2020 até o final de 2021. Assim, os alunos que entregaram suas atividades propostas que foram aprovados, terão seu aprendizado avaliado no final do ano de 2021.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
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