Inscrição GDAE 2020 para professores, pais e alunos – Como cadastrar

GDAE é a sigla de Gestão Dinâmica de Administração Escolar. Trata-se de uma plataforma criada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de centralizar informações dos alunos da rede pública e particular.

Ao fazer isso, a plataforma possibilita a melhor administração desses dados e a disponibilização de serviços pontuais para alunos, seus responsáveis legais, professores, instituições de ensino e prestadores de serviços.

O GDAE 2020 é um grande aliado de quem deseja obter informações e documentos escolares, inclusive de instituições de ensino públicas, particulares e de professores que buscam formas de otimizar a administração escolar.

Se você quer aprender a usar esse sistema para se cadastrar como um docente e participar dos próximos processos seletivos da secretaria de educação segue aqui um manual completo que vai te ajudar a encontrar classes de aulas para lecionar para além do Estado de São Paulo, no Brasil.

Quais são os serviços do GDAEnet?

O GDAE oferece gratuitamente serviços pontuais para diferentes perfis de usuários. Conheça, abaixo, os principais disponibilizados:

  • Consulta de boletim escolar;
  • Consulta do caderno do aluno (possibilita o acompanhamento do calendário escolar);
  • Lançamento de notas;
  • Acesso à lista de turmas;
  • Acompanhamento das informações sobre a unidade escolar;
  • Obtenção do histórico escolar;
  • Acompanhamento de notas e frequência dos alunos;
  • Conhecimento de eventos escolares;
  • Consulta pública de concluintes.

Quem pode usar o GDAE?

A plataforma GDAE é pública, portanto, pode ser acessada por qualquer cidadão. No entanto, os serviços só estarão disponíveis para residentes do Estado de São Paulo. Veja quem pode utilizar a ferramenta:

  • Alunos da rede pública e particular de ensino;
  • Professores e servidores da rede pública e particular;
  • Administradores escolares;
  • Pais e responsáveis legais pelos alunos;
  • Prestadores de serviços escolares.

Como acessar o GDAE?

Para aqueles que são servidores públicos ou concursados no ramo da Educação, com certeza já foi necessário utilizar o GDAE, visto que por meio dele é possível atualizar seus dados funcionais, receber informações sobre aulas ou demais atribuições, além de fazer o seu recadastramento do ano, sem falar em diversas outras funções.

É preciso acessar o site oficial e assim, criar o seu login ali diretamente, podendo fazer demais ajustes pessoais e do que você possui interesse. O processo é inteiramente feito de maneira online para conseguir facilitar a vida de seus usuários, visto que não é mais necessário sair de casa ou depender dos demais para ter mais informações importantes.

Considerado como uma tecnologia inovadora para os profissionais da educação e relacionados, ele é muito indicado para que seja usado por essas pessoas ficarem inteiradas sobre esses assuntos.

Como se inscrever no GDAE 2020? GdaeNet

Curiosamente, a inscrição GDAE 2020 varia de acordo com o perfil do usuário. Acesse o site da Gdae e siga as recomendações abaixo para se inscrever:

Alunos

Os estudantes não precisam de inscrição para acessar o GDAE. A plataforma gera um login e senha automaticamente para cada aluno e tais dados são fáceis de serem lembrados:

  • Login: equivale ao número do RA + dígito do RA + UF do RA (exemplo: 123456789sp)
  • Senha: data de nascimento sem barras (exemplo: 01012010)

Gdae Como se Inscrever

O RA é o Registro do Aluno, um número de identificação que todo estudante possui. Caso não saiba o seu, consulte a secretaria da sua escola para obter a informação.

Cadastro GDAE

Como fazer Gdae Login para Professores e Servidores

A inscrição de professores no GDAE 2020 deve ser realizada diretamente na plataforma. Todos os servidores estaduais ligados a educação não encontrarão dificuldades para ter seu login no GDAE. Para tal, basta acessar o site oficial do programa e preencher os campos indicados no site.

Login GDAELogin GDAE

Administradores escolares

A inscrição é diferente para administradores escolares ou instituições de ensino. Neste caso, o login é definido automaticamente e o gestor da ferramenta pode salvar uma senha própria no GDAE em seu primeiro acesso.

  • Se for escola municipal, o login é: em + código CIE da escola (exemplo: em121212);
  • Caso seja escola particular, o login é: ep + código CIE da escola (exemplo: ep141414).

Pais e responsáveis legais

A inscrição deve ser feita diretamente na secretaria da escola do aluno. Basta informar número do RG e do CPF. Depois, é só utilizar as seguintes informações para acessar a plataforma:

  • Login: RG + número do RG + dígito do RG + UF do RG (exemplo: rg123456789sp);
  • Senha: número do CPF sem pontos (exemplo: 12345678900)

Vale a pena prestar atenção: caso você tenha concluído o ensino médio via prova do Enem, o seu certificado não estará no GDAE Net. Isso ocorre, pois não é obrigatório a presença desse certificado no sistema. Porém, não quer dizer que a conclusão via Enem perdeu a validade. Muito pelo contrário, a conclusão é válida e você tem o direito a entrar na universidade ou assumir um concurso público, mas seu certificado não estará no GDAE (e as instituições que pedirem o certificado de conclusão não podem obrigar que ele esteja – procure seus direitos caso tenha problemas).

Histórico Escolar + Boletim: Aluno, não se esqueça que todos os dados sobre nota e frequência estão no seu login no GDAE. Faça a consulta de forma prática e rápida sempre que precisar. Mas não se esqueça: o boletim e histórico ainda são entregues na versão impressa, basta procurar diretamente na sua escola. Para realizar a consulta basta acessar o sistema e clicar em “Consultar”.

Consulta GDAE

Inscrição para Prestador de serviço

A inscrição tem de ser feita diretamente na plataforma, fornecendo os dados solicitados.

Ficou em dúvida sobre inscrição no GDAE 2020 de acordo com seu perfil? É possível saná-la diretamente na página oficial da plataforma, especificamente no endereço https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar.

Dicas de concursos para o ano de 2020

Requisitos básicos para inscrição GDAE 2020

  • Se adequar a um dos perfis de usuários do GDAE, ou seja, ser aluno, responsável legal, servidor, escola ou prestador de serviço;
  • No caso de alunos e responsáveis legais, é obrigatório ter cadastro na secretaria escolar;
  • Escolas devem ter código CIE fornecido pela secretaria de educação;
  • Servidores e prestadores de serviços devem informar dados pessoais para acesso.

Documentos para inscrição

  • Número do Registro do Aluno;
  • RG e CPF do responsável legal, prestador de serviço e servidor;
  • Código CIE da escola.

Datas e locais de inscrição

A inscrição GDAE 2020 pode ser realizada em qualquer época do ano diretamente na plataforma, no endereço https://gdaenet.edunet.sp.gov.br/. No caso específico dos responsáveis legais pelos alunos talvez seja necessário atualizar os dados cadastrais na secretaria da escola.

Como fazer cadastro de notas no GDAE

Passo 1 – Faça cadastro do seu usuário e senha;

Usuário Gdae


Passo 2 – Na parte de “Sistemas” clique na inscrição e atribuição de classes e aulas para cadastro de informações;

Inscrição de Aulas


Passo 3 – Insira os dados do aluno, demais detalhes sobre a disciplina e mais informações. Para completar basta clicar em “Confirmar dados”.

Confirmar dados do Gdae


Como fazer consulta de notas

Com emitir Histórico Escolar

Como usar o portal Gdae

Cadastro emergencial de professores. Como Funciona?

O PSS – Processo Seletivo Simplificado -, emergencial para que professores da rede pública sejam contratados, começa no dia 29 de maio de 9h, o edital já foi publicado e deve ser lido por todos os interessados.

Serão contratados, de acordo com as vagas disponibilizadas em cada estado em específico, profissionais da educação básica nas áreas de educação profissional, das áreas de educação especial, os professores pedagogos, tradutores e também os intérpretes da da linguagem de sinais da língua brasileira.

Já foi explicado pela Secretaria que essas listas de classificações serão usadas nos locais dos quais estão esgotadas as chances dos editais dos anos anteriores. A análise do processo seletivo será feito pela análise de títulos, com base nas informações que forem fornecidas pelos candidatos durante a inscrição.

É necessário apresentar os documentos que comprovem demais informações, dos quais serão exigidos durante a convocação do Núcleo Regional, onde o candidato foi inscrito em questão.

Inscrição professor eventual estado SP 2021. Como Funciona?

Os professores que querem começar a trabalhar na rede estadual durante o ano de 2021, podem fazer sua inscrição por meio do processo seletivo simplificado aos docentes temporários, onde o principal objetivo é o de que os profissionais possam dar aulas de maneira presencial em todo o ano letivo, contando logo no início do ano de 2021.

O edital já foi publicado durante a última edição do Diário Oficial, as inscrições são feitas no site do Banco de Talentos, plataforma desenvolvida pelo Seduc para que se possa gerenciar todos os demais processos seletivos relacionados.

Durante o processo seletivo, os candidatos precisam indicar quais são as disciplinas que querem ministrar, enquanto fazer a seleção de qual é a Diretoria de Ensino que fará parte. Esse processo seletivo é classificatório por meio de uma pontuação que é obtida de acordo com os títulos e a experiência publicadas pelo Banco de Talentos e na SED.

Essa avaliação de aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres, contando de 2020 até o final de 2021. Assim, os alunos que entregaram suas atividades propostas que foram aprovados, terão seu aprendizado avaliado no final do ano de 2021.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content