Uma dúvida comum para muitos brasileiros que tem o interesse em começar a trabalhar é saber mais sobre o programa Jovem Aprendiz, conhecido como uma das melhores oportunidades de conseguir um emprego de qualidade dentro de uma instituição de renome, além de demais vantagens.
Você está com dúvidas sobre como funciona o processo, idade mínima, quem pode participar e muito mais? Veja abaixo a resposta para todas suas dúvidas e fique por dentro do que pode ou não ser feito.
Para se tornar um Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 até 24 anos, sendo que é preciso estar cursando ou ter finalizado o ensino fundamental ou o médio, necessário estar sempre com a frequência escolar em dia.
A idade mínima só não é aplicada para pessoas com deficiência, onde neste caso em específico, não há limite estabelecido.
Para conseguir uma vaga de emprego de jovem aprendiz, o candidato precisa estar com a idade dentro do limite que é estabelecido por lei, fazendo assim, sua inscrição no processo Aprendiz Legal.
É necessário que entre em contato com uma instituição parceira que possa implementar o programa em seu estado. É interessante destacar que o programa é totalmente gratuito para os jovens, seja o momento de inscrição até os cursos de formação que são oferecidos durante a vigência do contrato de trabalho.
Depois de ser feita a inscrição na instituição responsável, o aluno irá passar por um processo rigoroso de seleção, sendo que este geralmente é feita uma análise exímia do currículo, contato por telefone, avaliação de redação, dinâmica em grupo e também entrevista individual.
Essa é uma possibilidade existente, visto que não há nenhum impedimento para que o jovem que está no ensino superior não possa ser contratado como Jovem Aprendiz, basta que esteja cumprindo as demais exigências do programa, como é o caso de estar dentro da faixa etária entre 14 até 24 anos.
É possível desde que não se ultrapasse o limite máximo de 2 anos como aprendiz na mesma empresa, conforme previsto pelo contrato estabelecido.
Dessa maneira, é possível trabalhar por um ano em uma empresa e mais um ano em outra, por exemplo.
Quando falamos sobre a região sul do Brasil, como os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as inscrições são feitas pela Gerar. Já em demais regiões, quem estiver interessado precisa procurar o CIEE – Centro de Integração Escola e Estudante.
O cadastro é feito inteiramente pela internet, direto no portal das instituições ou pelo telefone ali existente.
Também é possível procurar a localidade do CIEE em sua instituição de ensino, visto que lá pode ser mais fácil de conseguir ter acesso às vagas disponíveis.
O CIEE é uma empresa privada e sem fins lucrativos, da qual é lembrada como uma entidade de assistência social que por meio de uma série de programas, ajuda com que adolescentes e jovens possam ter uma formação integral e assim, ingressar no mercado de trabalho.
O cadastro é feito de forma gratuita e pode ser realizado online ou indo até uma das agências físicas. Como muitas vagas estão sempre surgindo todos os dias, é sempre importante visitar o site sempre que possível durante a semana, até conseguir encontrar uma das possibilidades que seja condizente com seu perfil e seus objetivos na área.
Já a Gerar, é uma organização que possui como missão a de promover o desenvolvimento social por meio de várias ações de educação e da geração de emprego/renda para que os jovens possam ter acesso ao mercado de trabalho de uma forma mais justa e digna.
Além de ter como principal foco o de combater a pobreza, também age para criar condições sustentáveis para realizar uma transformação social. Por meio do Programa Aprendiz Legal, a GERAR contribui para a formação de jovens, colocando estes dentro de empregos de sua área de interesse, sempre priorizando o aprendizado e qualidade de ensino.
Agora que você já sabe quais são as formas mais fáceis e possíveis de conseguir um emprego por meio do programa de Jovem Aprendiz, é o momento de ficar de olho em quais são as vagas disponibilizadas e enviar o seu currículo o quanto antes. Boa sorte!
Deixe seu Comentário