Cada estado possui sua Agência de Habitação Popular (Agehab) e sua missão é promover habitação de interesse social. As famosas “casa populares” são destinadas às famílias de baixa de renda. E, anualmente contemplam muita gente.
Aqui nesse artigo você saberá como o programa funciona, como fazer sua inscrição para o Agehab 2020 e o que precisa para conseguir sua casa. Boa leitura!
A Agehab realiza uma seleção para saber quem tem direito a receber sua casa. O primeiro passo é se inscrever no programa. Contudo, existem alguns critérios que devem ser preenchidos para poder participar do sorteio. São dois critérios: os nacionais e estaduais.
É realizado um sorteio e, os sorteados deverão apresentar os documentos para começar a última etapa: assinar os documentos na Caixa. Os sorteados irão conseguir uma casa através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Dessa forma, vão pagar pequenas parcelas pela sua casa própria.
Procure pela Agehab do seu estado. As inscrições ou atualizações cadastrais podem ser feitas pela internet. Acesse o site da agência do seu estado e procure por “Inscrição”. Preencha os dados solicitados para concluir o seu cadastro.
É possível ter atendimento para tirar dúvidas na prefeitura de sua cidade. No site do Agehab de seu estado você também encontrará o endereço dos locais de atendimento da agência.
A Agência de Habitação Popular serve para atender famílias de baixa renda que não possuem casa própria. O programa oferece moradias dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Sendo assim, o candidato deverá se encaixar dentro das exigências desse programa.
Para as famílias serem selecionadas pela agência, precisam se encaixar nos critérios nacionais e também nos critérios do estado onde moram (e pretendem ter sua casa própria).
Os critérios nacionais (exigidos em todos os estados) são:
Além desses, as famílias precisam se encaixar nos critérios que o estado que mora indica. Por exemplo, no Mato Grosso do Sul os critérios estaduais são:
A quantidade de casas disponíveis são divididas entre 3 grupos de prioridade, sendo eles:
Para o Grupo I são destinadas a maior parte das unidades habitacionais, sendo 60% das casas disponíveis. Já para o Grupo II são destinadas 25% e para o Grupo III 15%.
A seleção é feita por sorteio, respeitando os percentuais e o grupo a que o candidato pertence. Há os Candidatos Selecionados e também os Reservas.
Os Candidatos Selecionados devem apresentar os documentos na agência dentro do prazo estipulado. Caso não apresentem, perdem a chance e a vaga passa automaticamente para o próximo da lista (Reservas).
Desde a inscrição até a assinatura na Caixa será preciso apresentar alguns documentos.
Inscrição virtual ou nos postos de atendimento
Caso seja casado(a), será necessário também os documentos do cônjuge (RG e CPF) e certidão de casamento.
A lista com os Candidatos Selecionados e Reservas é divulgada no site da AGEHAB do seu estado. Fique atento aos prazos, pois cada região pode ter um cronograma diferente.
Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário