Anualmente abrem-se as inscrições para o alistamento militar. É obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2020, ou seja, todos os meninos nascidos em 2002. As mulheres também podem ser alistar, porém é de forma voluntária, já que para elas não é obrigatório.
As inscrições do alistamento militar 2020 começam em janeiro. E, veja aqui como é o procedimento e tudo o que é preciso para se alistar, seja homem ou mulher:
O período de alistamento militar é desde o início de janeiro até o final de junho de 2020. Deve ser feito, obrigatoriamente, por todos os homens que completam 18 no ano de 2020, independente de quando é o aniversário.
Sendo assim, todas as pessoas do sexo masculino que fazem aniversário entre os dias 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2020, devem se alistar no prazo citado acima.
Quem perder o prazo ou não se alistar, deverá pagar uma multa, além de sofrer outras penalidades. Por exemplo, não poderá participar de concurso público, matricular-se no ensino superior (público ou privado), não poderá obter ou prorrogar seu passaporte, não poderá emitir a carteira de trabalho entre outros.
As inscrições alistamento militar 2020 podem ser feitas de duas formas:
Para se alistar online, acesse o site https://www.alistamento.eb.mil.br/ e clique em “Quero me Alistar”. Em seguida, você deverá clicar na opção que você se encaixa.
Há várias opções, como por exemplo “Arrimo”, que significa que é o único responsável pelo sustento da sua família. Para prosseguir com o alistamento, clique na última opção, “Alistamento Militar”.
Insira os dados solicitados e prossiga com o alistamento. Ao finalizar, espere a confirmação de sua inscrição aparecer na tela.
Se preferir, poderá seguir o modelo tradicional de alistamento militar e se dirigir até a Junta Militar mais próxima. Leve consigo seus documentos pessoais, certidão de nascimento e comprovante de residência.
O prazo para se alistar é de 6 meses, sendo entre os meses de janeiro e junho. Mas, se mesmo assim você perdeu o prazo do alistamento militar, deverá ir até a Junta Militar mais próximo com seus documentos pessoais em mãos. Ao chegar lá, será necessário pagar a multa por não ter se alistado dentro do prazo estipulado. Após o pagamento, faça o seu alistamento.
Lembre-se que a multa é corrigida a cada 3 meses. Além dele, você também sofrerá muitas possibilidades, sendo impedido de estudar e até mesmo trabalhar! Portanto, se você nasceu em 2002 e completa 18 anos em 2020, aliste-se o quanto antes!
O alistamento militar é obrigatório, porém nem todos os jovens alistados são convocados a servir o seu país no Exército, Marinha ou Aeronáutica. Para companhar o seu alistamento militar e saber se você foi convocado ou dispensado, terá que acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/, o mesmo que usou para se inscrever.
No entanto, para o acompanhamento clique em “Já Me Alistei”. Informe seus dados pessoais para fazer o login e veja a situação do seu alistamento.
Apesar do alistamento militar feminino não ser obrigatório, cada vez mais mulheres desejam servir o país em alguma das três Forças Armadas, Exército, Aeronáutica ou Marinha. As mulheres podem se alistar de duas maneiras: voluntariamente, passando os mesmos 12 meses que os homens, ou para seguir carreira.
Para seguir carreira é necessário entrar em uma escola militar para se formar e, posteriormente tentar uma vaga. Você pode ver as possibilidades aqui: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira. Homens e mulheres podem seguir carreira militar, desde que se encaixem nos requisitos globais e, nos requisitos da escola desejada. Em algumas escolas são aceitas pessoas que tenham mais de anos e, não são obrigatórias.
Contudo, para entrar em uma escola militar é preciso realizar um concurso. Somente assim é possível tentar uma vaga.
Para realizar trabalho militar temporário, acesse o site http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario e veja os processos seletivos abertos.
O alistamento militar é uma maneira de servir a pátria e exercer sua cidadania. Ao alistar-se e entrar no exército, os jovens aprendem muito, desenvolvendo-se como humano e também como profissionais.
Deixe seu Comentário