O Bolsa Família é um programa já antigo no Brasil, sendo criado ainda em 2003, durante a gestão do ex-presidente Lula. O objetivo do Bolsa Família é auxiliar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza através de um valor mensal.
Entenda como vai funcionar o Bolsa Família em 2022 e como fazer sua Inscrição caso se encaixe nos requisitos!
O Bolsa Família, como dito, é um auxílio assistencial que atende mais de 14 milhões de famílias brasileiras.
Mesmo com vários escândalos envolvendo fraudes e até recebimento indevido deste benefício, o Bolsa Família permanece firme como a única fonte de renda para muitos cidadãos.
O programa se destina às famílias que:
As famílias pobres, é importante frisar, participam do Bolsa Família se possuem em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos. Dessa forma, o valor do Bolsa Família depende da vulnerabilidade econômica de cada família.
Além disso, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais).
É fundamental que toda família cadastrada no programa faça suas atualizações cadastrais conforme solicitado ou quando ocorrer qualquer modificação no núcleo familiar.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prevê que um novo valor será estabelecido ao Bolsa Família a partir de novembro/2021, logo após o fim do Auxílio Emergencial.
O valor “mínimo” que vem sendo falado é de R$ 300. Atualmente, o programa paga, em média, R$ 192. Com a mudança, haveria um aumento de 56,25%.
Para fazer sua inscrição Bolsa Família 2022, é preciso que sua família integre os requisitos mencionados acima.
Se sim, você precisa procurar o setor responsável pelo programa em seu município, apresentando alguns documentos – tanto seus quanto dos membros de sua família:
A seleção é feita pelo Ministério da Cidadania através dos dados inseridos pelas prefeituras no CadÚnico. Geralmente, a seleção ocorre todos os meses.
Se sua família for aprovada, você passará a contar com o benefício financeiro.
Toda família presente no Bolsa Família 2022 precisa cumprir seu papel durante o período em que está recebendo o benefício.
Isso quer dizer que, caso a família possua alguma gestante, ela deverá comparecer às consultas de pré-natal, de acordo com o calendário disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Além disso, para nutrizes (mães que amamentam) é importante participar de atividades educativas sobre aleitamento materno e alimentação saudável.
No caso de crianças entre 0 a 7 anos, é preciso manter o cartão de vacinação atualizado. Já para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, deve-se garantir frequência mínima de 85% na escola, enquanto que para adolescentes de 16 e 17 anos a frequência deve ser de no mínimo 75%.
Deixe seu Comentário