Inscrição Colégio Naval 2020 – Como funciona? Como fazer? Quais os requisitos?

Todo ano a Marinha do Brasil abre inscrições para que alunos recém-saídos do ensino fundamental entrem em seu curso de ensino médio. Em 2020 não será diferente.

Mas, como fazer a inscrição Colégio Naval 2020 para tentar uma vaga no curso? Aqui, indicamos como realizá-la, além de outras informações importantes sobre o processo seletivo. Confira!

Como é o programa do Colégio Naval?

O Colégio Naval é uma instituição de ensino da Marinha do Brasil, com sede em Agra dos Reis, no Rio de Janeiro. Sua finalidade é selecionar alunos para o ensino médio, preparando-os para uma graduação na Escola Naval.

Todo o ciclo escolar tem duração de três anos letivos, em regime de internato. Além do conteúdo típico do ensino médio, o aluno também recebe instrução militar-naval e vive uma intensa prática esportiva.

Para entrar no Colégio Naval é preciso passar por um concurso público composto por prova objetiva, redação, teste de aptidão física e inspeção de saúde. Se aprovado, o aluno estuda na instituição de ensino em tempo integral e ainda recebe uma bolsa auxílio de cerca de R$ 1 mil, além de ajuda para compra de uniforme, assistência médico-hospitalar, entre outros.

O grande diferencial de entrar no Colégio Naval é que se tem um plano de carreira. Nesse período inicial, o aluno é Praça Especial. Na graduação, passa a Aspirante. No estágio, é Guarda-Marinha e assim consecutivamente, aumentando seus ganhos e experiência.

Portanto, estudar na instituição de ensino é uma porta de entrada para quem deseja seguir carreira militar, especialmente no segmento da Marinha do Brasil.

Como funciona a inscrição Colégio Naval 2020?

A inscrição Colégio Naval 2020 pode ser realizada pela internet, no site oficial da Marinha do Brasil, ou em postos de atendimento indicados no edital do processo seletivo.

Para validar a inscrição e realmente participar das provas será preciso pagar a taxa de inscrição, que é aproximadamente R$ 100. Sempre confira o valor exato no edital do concurso.

Quem pode fazer a inscrição?

A inscrição é destinada a jovens do sexo masculino, somente. Eles devem ter o mínimo de 15 anos de idade ou menos de 18 anos até o primeiro dia de janeiro de 2021.

Como fazer a inscrição do Colégio Naval 2020?

A inscrição é realizada pessoalmente em um dos postos de atendimento da Marinha do Brasil indicados no edital do concurso ou pela internet, no site oficial do órgão. Caso opte para inscrição online, é só seguir este passo a passo:

É importante salientar que o boleto deve ser pago dentro do prazo de vencimento. Somente assim a inscrição Colégio Naval 2020 será validada e o candidato conseguirá fazer a prova.

Requisitos básicos inscrição Colégio Naval 2020

A inscrição para o processo seletivo Colégio Naval 2020 só poderá ser realizada se o candidato cumprir alguns requisitos básicos. Confira como deve ser seu perfil:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter o mínimo de 15 anos e menos de 18 completos no primeiro dia de janeiro de 2021;
  • Ter concluído o ensino fundamental ou estar no ano de conclusão;
  • Não ser casado ou ter união estável. Inclusive, deve permanecer no estado civil solteiro durante todo o ensino médio no Colégio Naval;
  • Ter bons antecedentes;
  • Estar em dia com obrigações militares e civis.

Documentos necessários para inscrição

Para a inscrição são solicitados poucos documentos, basta informar dados do RG e CPF. Se for aprovado, será necessário apresentar outros, como o certificado de conclusão do ensino fundamental, que pode ser obtido na escola onde fez o curso.

Datas e locais da inscrição

As datas da inscrição Colégio Naval 2020 ainda não foram divulgadas, mas é possível prever o período com base em processos seletivos anteriores. De modo geral, a inscrição foi iniciada em abril.

No que se refere aos locais de inscrição, é possível fazê-la no site oficial da Marinha do Brasil, disponível em https://www.marinha.mil.br/sspm/colegionaval/colegio_princ, ou num dos locais disponibilizados pelo órgão, também citados na página, especificamente na aba “Postos de Inscrição”.

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content