Inscrição Concurso CREA 2020 – Como fazer? Requisitos, Datas e Locais

CREA é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. É um concurso público, que emprega centenas de pessoas pelo Brasil. Cada Estado tem o seu conselho, portanto para saber quais e quantas vagas estão disponíveis em sua região, é preciso buscar pelo concurso CREA 2020 do seu Estado.

Podem participar pessoas com vários níveis de escolaridade e nas mais diversas qualificações. Como por exemplo, advogado, agente administrativo, agente de fiscalização, contador entre outros. Aqui neste artigo você conhecerá as informações gerais sobre o concurso. Para mais detalhes e dúvidas específicas, procure o CREA do seu Estado.

O que é o CREA?

Anualmente, em vários estados brasileiros abrem vagas para o concurso CREA. Em 2020, não  será diferente. Ainda não concursos em aberto e nem informações detalhes sobre o assunto. Entretanto, é possível ter uma estimativa sobre o tema.

Tanto as inscrições como a prova costuma ser realizada no segundo semestre do ano. Ou seja, a partir dos meses junho e julho as inscrições podem começar. Fique atento na divulgação do edital do concurso do seu estado. Lá estará especificado os cargos e as vagas disponível.

O CREA-MA (Maranhão) divulgou que haverá concurso público para 2020, entretanto o edital ainda não foi elaborado. Os cargos devem ser para:

  • 10 vagas para Fiscal (nível superior em Engenharia);
  • 4 vagas para Analistas de Engenharia;
  • 1 vaga para Contador;
  • 2 vagas para Administrador;
  • 1 vaga para motorista;
  • Cadastro reserva para a estrutura auxiliar.

Como se inscrever no concurso CREA 2020?

Em todos os estados as inscrições para o concurso CREA 2020 são feitas online. Mas, cada Conselho tem autonomia para escolher a banca organizadora. E, as inscrições são feitas no site dessa banca.

Para saber mais informar sobre o concurso do seu estado, acesse o site. O site é crea+sigla do seu estado.org.br. Por exemplo:

  • CREA-MA – creama.org.br;
  • CREA-SP – creasp.org.br;
  • CREA-PR – creapr.org.br.

Em todos os casos, após efetuar o seu cadastro (inscrição) o candidato deverá emitir o boleto e pagar uma taxa de inscrição. Essa taxa gira em torno de R$ 50,00 à R$ 90,00, podendo variar de acordo com o cargo, concurso e Estado.

Requisitos básicosResultados

Os requisitos básicos para o concurso CREA 2020 dependerá dos cargos que estiverem com vagas em aberto. Podendo ser nível de escolaridade fundamental, médio ou superior. Há também as notas mínimas que devem ser atingidas. Em cada nível de ensino, há uma quantidade de pontos mínima. Confira o edital do concurso desejado para ter certeza sobre essa nota, pois ela pode variar de acordo com cada Estado e cargo.

Para assumir qualquer cargo público é preciso também:

  • Ser maior de idade;
  • Estar em dia com a justiça eleitoral;
  • Ter realizado o alistamento militar (homens com mais de 18 anos).

Documentos necessários

Os documentos necessários para a inscrição e posterior contratação, também variam de acordo com o cargo pretendido. No geral, é necessário:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • CNH com EAR (Exerce Atividade Remunerada) para candidatos à vaga de motoristas;
  • Comprovante de escolaridade (diploma ou equivalente).

Podem ser necessários outros documentos, portanto é imprescindível ler o edital completo para ter acesso a lista com todos os documentos para a inscrição e também contratação (para os aprovados no concurso).

Cronograma: datas e locaisCronograma

Para o ano de 2020, ainda não há datas e nem locais de prova para o concurso CREA. Por hora, apenas o CREA MA divulgou que haverá o concurso para 2020.

Todas essas informações são divulgadas com antecedência através do edital do concurso, que é liberado pelo site da banca organizadora do mesmo. Para saber quem aplicará o exame, fique atento ao site do CREA do seu Estado.

O local das provas é informada posteriormente às inscrições, seguindo os dados descritos no edital. Para saber o seu, será preciso acessar o site (o mesmo que realizará sua inscrição), fazer o seu login e ver onde você fará a prova.

Como saber se passei na prova?

O gabarito da prova geralmente é divulgado logo após o término da mesma ou no dia anterior à prova. Já a lista de aprovados, informando quem passou ou não, só é divulgado oficialmente algumas semanas após o concurso.

Para saber se passou na prova, fique atento as datas informadas no site da banca organizadora. No dia informado, acesse e confira a lista de aprovados. Caso tenha passado, aguarde a convocação.

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content