Inscrição Concurso IBGE 2020: Como Funciona? Veja aqui!

O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – uma das entidades da administração pública federal mais populares do país, principalmente no quesito profissional.

A ambição de muitos brasileiros é ser servidor do IBGE e isso pode estar mais próximo de se acontecer graças à notícia de um provável Concurso IBGE para 2020.

Confira aqui as informações vinculadas sobre esse certame, como será feita a inscrição e todos os dados essenciais para que você faça parte do Concurso IBGE 2020.

Concurso IBGE 2020 – Situação atual

Por enquanto, o IBGE possui autorização para contratar mais de 234 mil profissionais temporários para que atuem no Censo Demográfico de 2020.

Entretanto, até o momento, o órgão apenas abriu editais que contêm vagas para cargos de nível médio, como Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador para o ano vigente.

Além disso, há a seleção de 400 vagas para a função de nível superior de Analista Censitário para o Censo Demográfico de 2020.

Inscrição Concurso IBGE 2020: Como Funciona? Veja aqui!

Embora ainda não esteja oficialmente aberto, o concurso IBGE 2020 poderá sim sair do papel, pois a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi publicada como a banca organizadora do próximo certame, que espera reunir vagas para 3.210 profissionais que preencherão cargos de Coordenador Censitário da Subárea e Agente Censitário Operacional.

Inscrição Concurso IBGE 2020

Quando o IBGE realmente publicar os editais e confirmarem a presença de um concurso para 2020, é necessário que o candidato leia atentamente todas as informações presentes e sigam para a página oficial da banca organizadora para preencher o formulário com o que for solicitado.

Posteriormente, é necessário emitir um boleto para pagamento da taxa de inscrição para confirmar a sua intenção de fazer o concurso.

Lembrando que a inscrição para o concurso IBGE para 2020 será apenas permitido por meio da internet!

Prova para Concurso IBGE 2020

As provas objetivas são de caráter eliminatório e classificatório. A tendência é que as 50 questões de múltipla escolha elaboradas sejam respondidas em 4 horas. Muito provavelmente, a prova será realizada em um domingo à tarde.

Em todos os cargos, Língua Portuguesa é um conteúdo presente. Outras disciplinas que podem ser solicitadas são – Conhecimentos Específicos, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Raciocínio Lógico Quantitativo, etc.

É importante comentar que o candidato pode escolher o município onde será feita a prova, podendo ser um município diferente ao local da vaga a que concorre.

Requisitos e Remunerações– Concurso IBGE 2020

Requisitos e Remunerações– Concurso IBGE 2020

O requisito básico para que um candidato esteja apto a prestar o concurso IBGE 2020 se refere ao nível de escolaridade, pois a previsão é de que haja oferta de vagas para nível médio e nível superior.

É importante que o candidato comprove a sua escolaridade e opte por um cargo que se encaixe com seu interesse, suas especialidades e conhecimentos. Provavelmente, haverá vagas espalhadas no país inteiro envolvendo áreas como desenho, logística, recursos humanos, gestão, infraestrutura, jornalismo e ciências sociais, entre outros.

Acredita-se que a média de remuneração para os cargos que poderão ser abertos no concurso IBGE 2020 varia de R$1.200,00 a R$4.000,00.

Isso são apenas estimativas – a remuneração correta estará apenas disponível na publicação dos editais!

Aguarde maiores informações para fazer a inscrição para o concurso IBGE 2020 e tentar uma das vagas disponíveis e ser um dos mais novos servidores.

Dicas de concursos para o ano de 2020:

Importância do Censo Demográfico 2020

O Censo Demográfico é uma forma de fazer com que o IBGE conheça detalhadamente como é e como vive a população do país, de modo a traçar um panorama abrangente e fiel da realidade do Brasil.

Os resultados do Censo Demográfico 2020 serão utilizados para tomar decisões que irão afetar positivamente cada município do país.

É normal notar que entidades das três esferas do governo (federal, estadual e municipal), bem como empresas, universidades e outras organizações fazem uso do Censo Demográfico para elaborar e propor políticas públicos e auxiliar no planejamento de serviços que irão beneficiar a população.

Muitos indicadores de desenvolvimento sustentável são obtidas no censo e que facilitam o trabalho do Brasil na agenda das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável.

O Censo Demográfico 2020 será feito após dez anos – ele é feito a cada década – visitando milhões de domicílios em milhares de municípios brasileiros para desenvolver políticas públicas.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content