ENADE é o nome do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – uma avaliação que analisa o rendimento dos alunos que estão concluindo os cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos previstos nos currículos dos cursos.
O ENADE também avalia o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação do estudante, bem como o nível de atualização dos mesmos quanto à realidade brasileira e mundial.
Descubra como será a inscrição ENADE 2020, como acontece o exame, quais são os documentos necessários, quando é feita a avaliação, entre outras informações.
A aplicação do ENADE para 2020 será, como é desde 2004, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A inscrição para o ENADE 2020 é de obrigação para os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia que fazem parte das áreas de avaliação da edição desse determinado ano.
Essa obrigatoriedade será demonstrada no histórico escolar do aluno.
A inscrição do curso, na realidade, não está nas mãos dos alunos, mas sim do coordenador de cada curso que será avaliado na edição de 2020.
É de dever das instituições de ensino superior divulgar e incentivar os estudantes inscritos a realizar o cadastro durante o período de inscrição e seu Questionário do Estudante.
Todas essas tarefas são realizadas por meio do site oficial do INEP: http://inep.gov.br/enade.
Os estudantes habilitados para o ENADE 2020 são aqueles que considerados ingressantes e concluintes dos cursos que serão listados como necessários de avaliação, conforme a Portaria a ser publicada.
De acordo com as informações do INEP, estas são as áreas de conhecimento e eixos tecnológicos que são avaliadas pelo ENADE de um modo geral:
Dicas de concursos para o ano de 2020
Para os coordenadores dos cursos, assim como os estudantes, o acesso ao site oficial do INEP para inscrição e preenchimento de informações, respectivamente, acontece entre os meses de julho e agosto.
Para os estudantes concluintes, o Questionário do Estudante ficará disponível em setembro.
A partir de novembro, o aluno já pode descobrir o local de aplicação da prova – informação que será divulgada pelo site do INEP.
A prova tenderá a acontecer no final de novembro de 2020.
Somente em janeiro do ano seguinte se descobre a relação de estudantes que estão em situação regular. A divulgação de todos os resultados do ENADE 2020 acontece apenas em agosto do ano posterior.
Também veja outras vagas em programas educacionais para 2020:
No dia da prova do ENADE 2020, cada estudante inscrito deve se apresentar no local designado com um documento oficial de identificação (com fotografia).
A prova em si é composta por 40 questões, onde 10 delas são associadas à formação geral, enquanto as demais 30 são da própria formação específica da área de cada estudante.
Toda a prova possui questões discursivas e de múltipla escolha, assim divididas:
O aluno que não comparecer ao Exame ficará em situação irregular para com o ENADE.
Deixe seu Comentário