Inscrição Enem 2022 – Sobre a edição atual, Como fazer inscrição

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das mais importantes formas de ingresso no ensino superior para a grande maioria dos estudantes brasileiros, substituindo o vestibular para várias universidades.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os estudantes permanecem na luta pela entrada no curso superior desejado, por isso é sempre bom saber quando ocorrerá o Enem.

Inscrição Enem 2022

Não há datas definidas oficialmente para o Enem 2022, até porque recentemente o período de inscrições para a edição 2021 foi finalizado.

Por isso, é importante você saber que no momento o Enem do ano atual está sendo discutido, pois as provas já estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Mais de 101 mil inscrições foram disponibilizadas para a modalidade digital, exclusiva para quem já terminou o ensino médio ou está concluindo neste ano.

A novidade para esta edição envolve as provas: tanto a impressa quanto a digital serão feitas no mesmo dia – 21 e 28 de novembro. Ano passado (2020), a aplicação aconteceu em finais de semana distintos.

Por estarem marcadas na mesma data, ambas as provas terão as mesmas questões e a proposta de redação. 

A edição do Enem 2022 possivelmente ocorrerá em novembro de 2022, se seguir o calendário do Enem atual. Por enquanto, não há nada oficial sobre, sendo apenas suposições.

Enem e pandemia da Covid-19

O Enem 2020, que foi realizado em janeiro de 2021, teve recorde de abstenção por conta da pandemia do novo coronavírus. Entre 5,7 milhões de inscritos, 55,3% não compareceram ao exame.

Grande parte dos candidatos alegou falta por doença ou suspeita de infecção, além de desistência por acreditarem que não estavam preparados o suficiente, afinal as aulas presenciais foram suspensas e atividades remotas podem ser difíceis para muitos.

De toda forma, para a próxima edição de 2021 e provavelmente para o Enem 2022, haverá a obrigatoriedade do uso de máscaras tanto para os participantes quanto para os aplicadores.

Havia uma discussão de que a edição 2021 deveria ser adiada para 2022 por questões orçamentárias e pela própria pandemia, porém esse adiamento foi cancelamento pela repercussão negativa.

Como fazer Inscrição Enem 2022?

Todo ano, a Página do Participante Enem é o endereço correto para fazer sua inscrição para o exame.

Para fazer sua inscrição, é simples: tenha em mãos o documento de identidade, CPF, e-mail, número de telefone válido e endereço completo.

Faça seu login Gov.br (ou crie sua conta, caso não possua). 

Depois, basta preencher a ficha com seus dados pessoais, senha e outras informações importantes. Saiba definir se você precisa de algum atendimento para necessidades especiais no campo apropriado.

Vá seguindo com as perguntas e respondendo tudo de acordo até finalizar a inscrição Enem. 

Lembre-se de imprimir o boleto e realizar o pagamento da inscrição até a data de vencimento.

Inscrição 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content