O FIES 2021 é o Fundo de Financiamento Estudantil. O FIES 2021 é um programa do MEC – Ministério da Educação, o seu objetivo é oferecer financiamento para que pessoas de menor renda conseguirem fazer o curso superior.
De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estima-se que aproximadamente 3 milhões de pessoas usaram o FIES nos últimos 10 anos. Entenda mais sobre isso!
O FIES 2021 não é semelhante a nenhuma bolsa, o que ele faz é adiar o pagamento de uma porcentagem da faculdade. Se trata de um financiamento onde o estudante deve pagar apenas os juros enquanto estuda, o valor do curso, é acertado apenas depois de formado.
O programa possui duas modalidades, uma delas podem se candidatar apenas estudantes com renda familiar de no máximo 3 salários mínimos ( P-Fies – modalidade I).
Já no caso do P-Fies modalidade II se refere ao programa destinado exclusivamente para regiões do Norte, Nordeste e Centro Oeste com renda familiar de até 5 salários mínimos.
Por fim, a modalidade III é destinada para estudantes de todo o Brasil com renda per capita de até 5 salários mínimos.
O diferencial do FIES 2021 são os baixos juros, o percentual pode varia de acordo com cada modalidade.
O fato é que os juros devem ser pagos mensalmente ou a cada trimestre, somente depois que o estudante se forma, ele deve começar a pagar o valor parcial ou total do curso de forma parcelada.
Comumente, a taxa de juros é de 6,50% ao ano.
A boa notícia é que o estudante pode fazer uma simulação no site do MEC, dessa forma, vai saber quanto exatamente vai pagar de juros, caso seja aceito no programa.
O procedimento de inscrição FIES 2021 é feito completamente pela internet, confira!
1- Acesse o site e informe todos os dados solicitados;
2- No primeiro acesso são solicitados o CPF, data de nascimento e e-mail. O estudante deverá cadastrar uma senha para acessar o site posteriormente e realizar a inscrição e o acompanhamento do processo;
3- O FIES manda um e-mail para validação, nesse momento, o estudante poderá fazer sua inscrição FIES 2021 e informar a Instituição de Ensino e o curso que pretende fazer;
4- Depois que a inscrição for realizada, é necessário aguardar a seleção, caso o estudante for pré selecionado, ele tem 5 dias úteis para efetivar sua inscrição e informar os dados do financiamento a ser contratado;
5- Após esse processo, a Instituição tem 10 dias à partir da conclusão da inscrição para validar as informações;
6- Com as informações validadas, o estudante e seu fiador, devem comparecer no agente financeiro para contratação do FIES em um prazo de 10 dias após a validação da inscrição pela CPSA.
Nesse momento, a contratação do financiamento será feita e o estudante poderá escolher ou a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil para ser o seu agente financeiro.
É fundamental prestar atenção nos prazos de cada etapa do FIES 2021, dessa forma, o estudante não perde a oportunidade de realizar o financiamento.
Para conseguir entrar no FIES 2021, os estudantes devem completar os seguintes requisitos:7
Caso o candidato seja pré-aprovado pela internet no FIES 2021, ele vai precisar comparecer em uma das agências financeiras ( Caixa Econômica ou Banco do Brasil). Nesse momento, será necessário apresentar os seguintes documentos:
A inscrição FIES 2021 será no primeiro trimestre do ano, as previsões são para o mês de Março.
No entanto, a comissão organizadora poderá mudar as datas a qualquer momento, especialmente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Vale a pena se cadastrar no site para receber todas as informações sobre a abertura de inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil.
Deixe seu Comentário