A Inscrição IFBA 2020 para ingresso em 2021 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia geralmente acontece na metade do ano do mês anterior, portanto, é fundamental ficar de olho no edital do processo seletivo que acontece no site da própria instituição de ensino.
São oferecidas oportunidades para cursos técnicos presenciais e a distância em diversas cidades do estado da Bahia, entre elas: Brumado, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Jequié, Porto Seguro, Salvador, etc.
A lista completa também é apontada no edital do concurso.
As inscrições só podem ser feitas pela internet e dentro do prazo determinado em edital. Tudo é feito através dessa página.
Através dela é possível: consultar o edital, ver quais os cursos são oferecidos, realizar a inscrição e ver o resultado.
Veja o passo a passo para fazer a sua inscrição IFBA 2020:
1- Acesse o site que comentamos,
2- Na página inicial, clique em “Inscrições.
3- Depois, clique em “Inscreva-se aqui”.
4- A página solicitará os seus dados pessoais e também, informar o curso e unidade escolhida para preencher a inscrição,
5- É fundamental gerar o boleto para pagamento da taxa informada,
6- Depois disso, é só visualizar as informações de locais da provas que comumente são realizadas no mês de novembro.
Vale lembrar que o resultado também pode ser obtido através desse portal.
Candidatos que estejam cursando o Ensino Fundamental em escola pública podem pedir isenção da taxa de inscrição onde pagarão somente 10% do valor.
No ano anterior, a taxa era de R$ 35,00, mas o site ainda não informou o valor da inscrição atualizada para o próximo concurso.
Os cursos são oferecidos para candidatos que terminaram o Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas.
Para entrar nos cursos técnicos, que possuem uma formação de 3 a 4 anos, o aluno precisa ter o Ensino Fundamental já concluído até a data da matrícula. As provas terão questões objetivas de língua portuguesa, matemática, história e geografia.
Entretanto, para cursos técnicos subsequentes que duram 2 anos, os alunos precisam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Nesse caso, as provas serão objetivas de língua portuguesa, matemática e atualidades.
Em ambos os casos (Ensinos Fundamental e Médio), os alunos podem estar em curso das atividades escolares até a data da inscrição, porém, é necessário que concluam os estudos nesse mesmo ano, antes de realizar a matrícula e começar as aulas na IFBA.
É importante salientar que 5% das vagas da Instituição são destinadas a deficientes físicos, auditivos, visuais e mentais.
No ato da matrícula é fundamental apresentar o laudo médico conforme indicação da lei. Porém, isso não garante vaga, o candidato precisa aguardar a homologação do processo.
Para estudantes de escolas públicas e de baixa renda, são reservadas 50% das vagas, outros 9% para candidatos que se auto declaram pretos, pardos ou indígenas. São enquadrados como baixa renda, as famílias que ganham menos de um salário e meio mínimo.
No ato da inscrição IFBA 2020, o candidato deve cadastrar seus dados que serão confirmados no ato da matrícula, onde será necessário apresentar toda a documentação a seguir:
Pode ser requerido um comprovante de residência somente para fins cadastrais.
Candidatos que tenham entrada pelo sistema de cotas (baixa renda) ou possuem alguma deficiência devem apresentar os documentos que comprovem tal condição. Os mesmos serão informados no ato, caso consigam a vaga.
As datas para a inscrição IFBA 2020 ainda não foram divulgadas no portal da instituição. Porém, o que se sabe é que o ano anterior, o processo começou em julho e terminou em setembro.
Portanto, se você pretende ingressar em um desses cursos da IFBA em 2020 é fundamental ficar atento no site de processo seletivo!
Vale reiterar que as inscrições são feitas apenas pela internet. Não é possível realizar o cadastro pessoalmente em nenhuma das unidades da IFBA!
Deixe seu Comentário