O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é uma instituição de ensino que conta com 21 unidades espalhadas por todo o estado da Paraíba, oferecendo em sua grade diversos cursos presenciais e a distância, nas modalidades de curso técnico integrado ao Ensino Médio, curso de Ensino Superior e também pós-graduação, todos de forma gratuita.
Essa instituição conta com 125 cursos técnicos, 45 cursos de graduação e 16 cursos de pós-graduação, espalhados em diversos campus do instituto. É oferecida a opção de realizar o Ensino Técnico enquanto o aluno cursa o Ensino Médio na instituição (categoria integrado) e cursos técnicos após a conclusão do Ensino Médio em outra instituição (categoria subsequente).
Os campi do IFPB ficam localizados nas cidades de:
Como o IFPB oferece diversas modalidades de curso, que variam em sua especialização, o aluno que pretende ingressar na instituição deve ficar atento aos editais dos processos seletivos que deverão ocorrer em 2020 divulgados no Portal do Estudante.
Na aba lateral do Portal do Estudante, existem diversas categorias de processos seletivos.
O PSCS (Processo Seletivo Para Curso Superior) é o processo onde candidatos podem tentar vagas na graduação. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) também é outra forma de cursar graduação na IFPB.
O PSCT (Processo Seletivo para Cursos Técnicos) é a categoria de processo seletivo destinada a estudantes que queiram cursar o ensino técnico na instituição. Essa instituição oferece apenas o curso técnico e também o técnico integrado ao Ensino Médio.
Para realizar a inscrição para cursos técnicos IFPB 2020, o estudante deve:
1- Acessar o Portal do Estudante,
2- A partir da página inicial, clique em “PSCT” na aba lateral esquerda “Processos Seletivos”.
3- Após acessar “PSCT”, o candidato deve se atentar para a edição que possui Inscrições Abertas.
Note que na imagem acima não há “Inscrições abertas”, mas sim “Em andamento”. De todo modo, o passo a passo é idêntico, ok?
4. Após escolher a edição desejada, clique no botão “Inscrições”,
5- Após, basta preencher eletronicamente o cadastro com todas informações solicitadas para concluir com sucesso sua inscrição.
Deve-se preencher o formulário socioeconômico, em seguida selecionar o campus, curso e se deseja concorrer dentro de cota.
O processo seletivo da IFPB 2020 exige que você informe as suas notas tiradas nos anos escolares anteriores em Matemática e Português.
Portanto, é necessário informar o tipo de notas que serão inseridas, pois as opções mudam de acordo com o tipo do PSCT, que pode ser Integrado ao Médio ou Subsequente ao Ensino Médio. Também é necessário anexar os comprovantes das notas e marcar a declaração de veracidade das informações.
O estudante deve conferir todos os dados no Resumo da Inscrição, principalmente as notas informadas e se os comprovantes foram realmente anexados.
Pronto, agora basta o aluno se atentar a todas as orientações do edital para concorrer à vaga do processo seletivo.
Aos alunos que estarão concorrendo a uma vaga no IFPB através do Sisu, não é necessário realizar o procedimento apresentado acima, pois os dados do candidato, neste caso, são importados diretamente do site do MEC.
A instituição IFPB oferece cursos de educação superior e educação profissional técnica de nível médio, contabilizando ao total, 29 cursos superiores e 55 técnicos (nas modalidades integrado, subsequente e PROEJA), distribuídos entre seus 11 campi.
Os cursos técnicos disponíveis pela IFPB são:
Para ter acesso à lista completa de cursos de graduação oferecidos pela IFPB, acesse o seguinte link. Já os 16 cursos de pós-graduação estão listados aqui.
A análise de desempenho do candidato é observada pelo desempenho escolar e as inscrições são gratuitas.
Das vagas oferecidas, 50% das cotas são destinadas a alunos que cursaram o ensino médio e fundamental em escola pública.
Há também um percentual voltado para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; PCD (Pessoa com deficiência); pessoas autodeclaradas negros, pardos e indígenas.
O resultado do processo seletivo será previsto pelo respectivo edital em data estabelecida pelo mesmo.
Na data estipulada, será liberada a lista dos candidatos classificados em ordem decrescente do número total de pontos: no endereço eletrônico do Portal do Estudante.
Deixe seu Comentário