Inscrição IFPE 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

Os Institutos Federais são instituições de ensino prestigiadas nacionalmente. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) possui 78 cursos distribuídos entre seus 17 campi. Os IFPE se encontram em Abreu e Lima, Afogados, Barreiros, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, EaD, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória.

As áreas dos cursos vão desde o mercado produtivo e indústria, à pesquisa e desenvolvimento, e também compreende a formação em humanas. Para 2020, o IFPE ainda não divulgou o número de vagas disponíveis nos cursos técnicos e superiores, mas é possível ir se preparando para o processo de inscrição que ocorre de forma unificada.

Como fazer a inscrição?

O IFPE adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como vestibular para concorrer as vagas. O SiSU é um sistema informatizado pelo qual diversas instituições públicas de ensino superior oferecem um meio único de concorrer as vagas pelo Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem). Assim, para participar do SiSU, é necessário ter realizado o Enem em 2019. Para se inscrever, é preciso informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Inscrição IFPE 2020: Como Funciona? Veja Aqui!
Como o SiSU acontece nos dois semestres do ano, é possível participar do processo seletivo para a IFPE durante o início ou no meio de 2020. Fique atento ao período de inscrição do próximo processo seletivo.

Requisitos Básicos

Qualquer estudante pode concorrer ao processo seletivo para o IFPE. No entanto, como ele ocorre através do SiSU, é necessário ter realizado o Enem e ter obtido nota acima de zero na redação.

Documentos

Para realizar a inscrição no Enem é necessário apresentar o CPF e o endereço, somente. Se for participar do Enem pelas cotas, é necessário também preencher o formulário socioeconômico, com questões sobre renda e grupo familiar.

No dia da matrícula, os candidatos que optaram por participar do processo seletivo referente a algum dos tipos de cotas, deveram levar documentos comprobatórios, como:

  • Comprovante de Ensino Médio completo em escolas públicas;
  • Comprovante de renda mínima por membro da família;
  • Laudo médico no caso de alunos com deficiência física.

Datas e Locais de Inscrição

A seleção dos estudantes para as vagas disponíveis em 2020 ocorrerá somente pelo SiSU com base nas notas obtidas no Enem 2019.  As inscrições para participar do Sisu serão efetuadas somente online, através do link http://sisu.mec.gov.br. Durante a inscrição, o aluno pode escolher até duas opções de vagas.

Lembre-se que o Enem acontece entre os meses de outubro ou dezembro, e por isso, é importante ficar atento ao edital, para não perder a data da prova. Infelizmente, as inscrições para o Enem 2019 já encerraram. Portanto, fique atento no próximo ano para participar do SiSU.

As datas do SiSu 2020 ainda não foram divulgadas, mas em geral acontecem em janeiro e ficam abertas por pouco tempo! Durante a inscrição, o aluno deverá optar por participar da ampla concorrência, ou pelas vagas reservadas às cotas.

Vestibular

A classificação no processo seletivo do SiSU observará a seguinte ordem de critérios para classificação dos alunos:

  • Aluno que obter a maior nota na redação;
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A prova possui questões de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, Física, Química e Biologia, Matemática e Raciocínio Lógico, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e Redação.

Vagas

O IFPE reserva 50% das vagas por curso para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas da rede pública integralmente. São também reservadas vagas para os estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família, e também para os estudantes autodeclarados pretos/as, pardos/as e indígenas e de pessoas com deficiência.

Resultado

O resultado do processo seletivo pelo SiSU costuma acontecer no final de janeiro. Se não for selecionado, não se preocupe! O SiSu divulga diversas listas de chamadas até completar o número de vagas disponíveis da instituição e curso para o qual você está participando da seleção.

Se tiver dúvidas, contate a Pró-Reitoria de Ensino pelo e-mail: [email protected]

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content