Inscrição Jovem Aprendiz 2022: Como se inscrever, Benefícios e mais

Você conhece o Jovem Aprendiz? Esse programa é uma criação do Governo Federal e tem como objetivo inserir os jovens no mercado de trabalho, o que auxilia a economia brasileira  como consequência.

O programa tem parceria com empresas de médio e grande porte em todos os estados brasileiros, por isso, se você não possui experiência profissional e se encaixa nos requisitos, poderá fazer a Inscrição Jovem Aprendiz 2022.

Como funciona o Jovem Aprendiz 2022?

O Jovem Aprendiz 2022 procura gerar mais oportunidades de emprego para jovens e adolescentes, em especial para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho.

Com base na Lei da Aprendizagem, está estabelecido que as empresas de médio e grande porte devem ter de 5% a 15% de seus funcionários como aprendizes, isto é, jovens de 14 a 24 anos, para que se facilite a entrada dos mesmos no mercado de trabalho.

Requisitos

Como pode notar, um dos requisitos para ser Jovem Aprendiz 2022 é ter idade entre 14 e 24 anos. 

No entanto, há outros critérios importantes que o jovem ou adolescente precisa respeitar:

  • Não ter nenhum registro na carteira de trabalho,
  • Estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio – caso já tenha sido concluído, é necessário estar pelo menos em algum curso técnico,
  • Ter disponibilidade de horário para o trabalho, que é de 4 a 6 horas por dia, pois não se pode comprometer os estudos.

Alunos de escolas públicas têm mais prioridade no Jovem Aprendiz.

É possível que determinadas empresas criem outros requisitos, por isso atente-se a isso antes de se inscrever, ok?

Vantagens do Jovem Aprendiz

Além de receber um salário – que dependerá das horas trabalhadas e com base no salário mínimo atual –, o Jovem Aprendiz também tem outros direitos garantidos:

  • Contrato de trabalho especial, com anotação na carteira de trabalho,
  • Auxílio-alimentação,
  • Auxílio-transporte,
  • 13º salário,
  • Férias (que devem ser dadas no mesmo período que as férias da instituição de ensino),
  • Contribuição do FGTS.

É de obrigação da empresa contratante cumprir com tais pagamentos, ok? Certas empresas ainda podem oferecer outros benefícios ao Jovem Aprendiz, como plano odontológico, por exemplo.

Como fazer Inscrição Jovem Aprendiz 2022

Não existe um site específico para fazer a Inscrição Jovem Aprendiz 2020, mas sim você tem como acessar alguns portais especializados nas vagas de emprego ou mesmo ir direto no site oficial da empresa desejada.

Geralmente, o processo de inscrição é todo feito online. 

Alguns exemplos onde você pode conferir vagas de Jovem Aprendiz são o CIEE e o IEL.

Se você fez a inscrição no site de alguma empresa, aguarde o contato do pessoal de Recursos Humanos da mesma para descobrir se você foi selecionado.

Inscrição 2020

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content