Você sabe o que é o PIS e PASEP? São dois programas onde as empresas e órgãos públicas depositam contribuições em um fundo ligado aos seus empregados.
Esse dinheiro vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que paga benefícios, como o seguro-desemprego e o abono salarial, por exemplo. O PIS se refere ao Programa de Integração Social e o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Saiba aqui como se inscrever no PIS/PASEP 2022 e as informações relevantes sobre eles para o ano.
Para ter direito ao pagamento do PIS/PASEP 2022, existem alguns critérios que devem ser cumpridos:
Para saber se você tem direito, é possível acessar alguns canais, como, por exemplo:
Tais opções são referentes ao PIS. Já para PASEP use os telefones da Central de Atendimento do Banco do Brasil:
Se você tem direito, é necessário saber como se inscrever para ter direito ao pagamento.
É possível fazer a Inscrição PIS/PASEP 2022 no site “Meu INSS”. Veja:
1– Acesse o site,
2– Clique em “Entrar com gov.br”,
3– Digite seu CPF e vá em “Continuar”. Depois digite sua senha. Note que esse é um cadastro no site Gov.br, que engloba várias outras plataformas do governo, incluindo o Meu INSS, por isso procure ter um cadastro nele.
Será preciso informar alguns dados, como data de nascimento, e-mail, número de telefone, entre outros.
4– Para seu PIS/PASEP, agora é só fazer login com a senha que você definiu.
Em 2021, o pagamento do PIS/PASEP foi suspenso e serviu para aliviar os cofres do governo.
O calendário de pagamento das cotas PIS/PASEP 2022 ainda não foi divulgado, mas é provável que se tenha início em janeiro de 2022, levando-se em conta a Resolução CODEFAT nº 896/2021.
Lembrando que o abono salarial tem o valor máximo de um salário mínimo, que é corrigido de acordo com o ano dos pagamentos.
Os valores pagos poderão sofrer um aumento em 2022, pois há proposta do Governo para um reajuste para o novo salário mínimo de R$1.169, porém até ter aprovação não há definição oficial do valor do PIS/PASEP, ok?
Basicamente, o valor do PIS/PASEP é proporcional aos meses trabalhados no ano-base, isto é, se a pessoa trabalhou o ano todo, receberá um salário mínimo. Contudo, se trabalhou apenas 4 meses, por exemplo, receberá 4/12 do salário mínimo.
Deixe seu Comentário