Inscrição PUCPR 2020: Como fazer? Datas e procedimento completo

Pensando em entrar em uma universidade ainda em 2020? Uma excelente dica é tentar uma vaga no vestibular de inverno da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

A instituição de ensino particular é considerada uma das melhores do estado e oferece vagas para diferentes cursos de graduação. Para tentar uma delas é só fazer a inscrição PUCPR 2020.

Saiba, a seguir, como realizá-la e outras informações sobre o processo seletivo.

Como funciona a Inscrição PUCPR 2020?

A inscrição deve ser feita pela internet, no site oficial disponibilizado pela PUCPR. Podem participar do processo seletivo quem já concluiu o ensino médio e aqueles que possuem diploma de ensino superior e buscam uma segunda formação.

pucpr

Quem ainda não concluiu o ensino médio também pode participar, mas somente como treineiro, ou seja, não pode assumir a vaga caso tenha uma excelente pontuação.

Todo o processo de inscrição ocorre de maneira simples: basta fazê-la pela internet e efetuar o pagamento da taxa cobrada pela instituição de ensino. Posteriormente, o candidato participa da prova de vestibular, que é eliminatória e classificatória.

Como fazer a inscrição PUCPR 2020?

Para facilitar seu trabalho, preparamos um passo a passo para realizar a inscrição PUCPR 2020 para o vestibular. Confira:

  • Acesse o site que comentamos anteriormente,
  • No banner, você decide por “Vestibular Agendado” e escolhe o tipo de curso o qual pretende cursar,

site pucpr

  • Dependendo da sua opção, a nova aba vai lhe indicar caminhos diferentes.

De toda forma, a Inscrição para o vestibular PUCPR 2020 exige o cadastro no site, além da seleção de uma das datas para aplicação da prova.

Não esqueça de imprimir o boleto bancário após finalizar a inscrição e fazer o pagamento até a data de vencimento.

O detalhe do pagamento é fundamental. Caso ele não seja efetuado, a inscrição não será validada e o candidato não poderá participar do vestibular. Portanto, providencie o pagamento o quanto antes.

Requisitos básicos Inscrição PUCPR 2020

A inscrição para o vestibular PUCPR 2020 poderá ser feita por candidatos que cumpram requisitos básicos estabelecidos no edital do concurso, como:

  • Ter concluído o ensino médio,
  • Venha a concluir o ensino médio antes do início das aulas previstas no calendário PUCPR 2020,
  • Tenha documento de identificação (RG) e CPF.

É importante ressaltar que somente os números dos documentos são solicitados, não há necessidade de encaminhar cópia durante a inscrição. No dia da prova, tenha consigo um documento com foto, para facilitar a identificação.

Caso seja aprovado e queira fazer a matrícula, a instituição de ensino solicita esses documentos pessoais, além do comprovante de conclusão do ensino médio. Neste caso, tais documentações devem ser apresentadas pessoalmente.

Datas e locais de inscrição PUCPR 2020

A inscrição PUCPR 2020 para o vestibular ainda não teve datas divulgadas, mas é possível fazer uma estimativa do período de início e término com base em processos seletivos anteriores!

Normalmente, as inscrições são iniciadas em abril e finalizadas em junho (no caso do vestibular de inverno e o que está, nesse momento, com chances para você tentar). Esse procedimento é feito exclusivamente no site da universidade dentro do período indicado no edital.

A prova de vestibular é realizada em junho e cobra conhecimento específico de matérias do ensino médio. O resultado oficial e lista de aprovados são divulgados ainda em junho, especificamente no fim do mês.

Caso não seja aprovado na primeira chamada, vale a pena ficar de olho em outras listas divulgadas pela PUCPR. A universidade libera mais duas listas, sempre no mês de julho, para vagas remanescentes.

Como é a prova do vestibular PUCPR 2020?

O vestibular da PUCPR 2020 é composto por uma prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Língua Estrangeira e Filosofia.

Há ainda uma redação dissertativo-argumentativa a ser realizada.

Tanto a prova objetiva como a redação são classificatórias, porém com pesos diferentes. Por exemplo, em caso de empate, tem-se como critério de desempate a maior pontuação na redação, seguida da maior pontuação na prova objetiva.

Logo, é interessante conseguir uma boa pontuação geral em ambas as provas, principalmente se sua intenção for tentar uma vaga em um curso mais concorrido da universidade.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content