A UEM (Universidade Estadual de Maringá) é uma das principais instituições de ensino público do Paraná. Para estudar nela, é preciso fazer a inscrição no vestibular e ser aprovado no processo seletivo.
Mas, como fazer a inscrição UEM 2020? Neste post, damos orientações para realizar esse procedimento, além de informações sobre o processo seletivo. Acompanhe e fique por dentro de todos os detalhes!
Para 2020, a UEM oferece dois processos seletivos, o de verão (que já foi realizado em dezembro de 2019) e o de inverno (ocorre no mês de julho de 2020). A inscrição deve ser realizada pela internet, no site oficial da universidade.
O procedimento é simples: é só acessar a página, preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto bancário com a taxa cobrada para participar do processo seletivo e pagar o valor.
Podem participar do processo seletivo e fazer a inscrição UEM 2020 os candidatos que já concluíram o ensino médio ou finalizarão esse curso antes do início das aulas na universidade.
Caso ainda esteja no ensino médio e queira participar do processo seletivo somente para saber como ele funciona, isso também é possível, basta realizar a inscrição como treineiro.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site oficial da Universidade Estadual de Maringá, seja para o processo seletivo de verão ou inverno. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizá-la:
1- Acesse o site oficial do vestibular da UEM.
2- Localize e clique no banner do processo seletivo,
3- Selecione “inscrição”,
4- Preencha a ficha de inscrição com seus dados pessoais,
5- Informe o curso, turno e campus de seu interesse,
6- Escolha o idioma de sua preferência para a prova de língua estrangeira do vestibular, se espanhol, francês ou inglês;
7- Eleja a cidade e estado do Paraná onde quer fazer a prova. É possível escolher entre Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama,
8- Informe se deseja participar do sistema de cotas sociais,
9- Responda ao questionário socioeducacional,
10- Finalize a inscrição,
11- Gere e imprima o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
Verifique a data de vencimento do boleto e procure pagá-lo dentro do período indicado. Esse é um ponto importante porque somente após o pagamento a inscrição é validada. Sem ele, não será possível participar do processo seletivo.
O candidato interessado em uma das vagas da universidade estadual deve cumprir requisitos básicos estabelecidos no edital do processo seletivo. São eles:
Durante a inscrição UEM 2020 pela internet é preciso informar números de documentos pessoais. Abaixo, indicamos quais são solicitados:
Somente os números desses documentos são solicitados, ou seja, não há necessidade de encaminhar cópias. No dia da prova, apresente um documento de identificação com foto, de preferência o mesmo utilizado na inscrição.
O processo seletivo de verão UEM 2020 já foi finalizado, porém dá para se inscrever no de inverno. As datas oficiais não foram divulgadas, mas a inscrição normalmente ocorre nos meses de abril e maio, com provas realizadas em junho ou julho.
As datas exatas de inscrição são divulgadas no edital do processo seletivo, que é publicado no site oficial da Universidade Estadual de Maringá, especificamente no menu de vestibular.
A inscrição UEM é exclusivamente realizada no site oficial da universidade estadual, disponível aqui. Inicie o procedimento clicando no banner do processo seletivo 2020.
O processo seletivo UEM é feito em dois dias, normalmente em um domingo e segunda-feira. No primeiro dia, o candidato deve fazer uma redação e uma prova de conhecimentos gerais obtidos no ensino médio.
Já no segundo dia, são aplicadas as provas de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa, de língua estrangeira e de conhecimentos específicos (baseados na área da carreira escolhida, se humanas, exatas ou biológicas).
Deixe seu Comentário