Inscrição UEMA 2020 – Como funciona? Como fazer? Datas e Locais

Em 1972 era FESM, inicialmente, havia cursos de Administração, Engenharia e Agronomia, contudo, com o passar dos anos houve uma expansão em 1981 e se tornou UEMA ( Universidade Estadual do Maranhão), um instituição que oferece inúmeros cursos de graduação, cursos sequenciais, pós graduação, Stricto Sensu, Latu Sensu e outros diversos programas especiais.

Os candidatos interessados, devem fazer a inscrição UEMA 2020 dentro do prazo indicado para participar do processo de seleção para as aulas no próximo ano (2021).

Como fazer a inscrição UEMA 2020?

Comumente, o edital de abertura de inscrições é divulgado entre os meses de Agosto e Outubro, por isso, é fundamental ficar alerta se você quer se inscrever em 2020.

As inscrições UEMA 2020 precisa ser feitas pelo site e tem um custo de aproximadamente R$ 85,00. Candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção.

Confira o passo a passo para se inscrever:

  • Acesse o site https://www.paes.uema.br/;
  • Clique em inscrições PAES 2021;
  • Leia completamente o edital;
  • Na tela, aparecerão todas as informações sobre os cursos e ficha de cadastro, onde o candidato deverá colocar seus dados pessoais e o curso que tem interesse.

Depois que a inscrição for feita, é necessário pagar o boleto para validar a sua participação. As provas serão ministradas entre Outubro e Novembro de 2020, entretanto, é fundamental ficar de olho no site para confirmação.

A primeira etapa das provas possui 60 questões objetivas de conhecimentos gerais referente ao ensino médio. O gabarito sempre é divulgado no site da Instituição depois das provas.

A segunda etapa é realizada em outra data no mês de Novembro, ela contém questões analíticas discursivas e também a redação.

Datas e locais das provas UEMA 2020

No momento da inscrição da UEMA- Universidade Estadual do Maranhão 2020, serão listados todos os endereços onde os candidatos deverão se dirigir para os testes.

No geral, as provas sã aplicadas em diversos endereços nas cidades de: Balsas, São Luis, Caxias, Bacabal, Timon, Santa Inês, Lago dos Patos, Grajaú, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Estreito, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento, Açailândia, Coelho Neto, Pinheiro, Codó e Barra do Corda.

É fundamental que no dia da prova, os candidatos não se atrasem, a orientação é que cheguem uma hora antes portando documento de identidade, caneta tinta azul e de tubo transparente.

É de inteira responsabilidade do candidato se informar sobre os locais que deve realizar a sua prova.

Quais são os requisitos para fazer a inscrição UEMA 2020?

As questões são de vestibular, portanto, o concurso deve ser prestado por candidatos que já terminaram ou estão no 3º ano do ensino médio e tem interesse de ingressar no ensino superior no ano de 2021.

As inscrições UEMA começam em Agosto de 2020, ou conforme edital, as provas geralmente são realizadas entre Outubro e Novembro do mesmo ano.

O resultado final é previsto para Janeiro 2021. Mas, é importante ficar atento ao site da instituição.

Documentos necessários

Para fazer a inscrição UEMA 2020 é obrigatório os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência.

Candidatos que participam do sistema especial de vagas, devem selecionar a sua condição no formulário de inscrição e entregar os documentos citados acima e o laudo médico original e cópia autenticada na unidade correspondente.

Estudantes de cotas como negros e indígenas, também devem apresentar o histórico escolar do ensino médio que comprove o vínculo com a rede pública de ensino para conseguir entrar no sistema de quotistas.

Todas as documentais de candidatos especiais serão analisados por uma comissão designada para esse fim. No total, 10% de todas as vagas são destinadas para negros e índios e 5% para deficientes físicos.

A inscrição só é efetiva após o pagamento da taxa de R$ 85,00. Participantes de baixa renda podem fazer a requisição de isenção pelo próprio site, porém, caso não comparecem no dia das provas, perderão o direito da gratuidade nos próximos processos seletivos.

As informações completas sobre a inscrição UEMA 2020 estarão no edital. É obrigação dos candidatos ler por completo e se informar de cada etapa do vestibular. O número de vagas disponíveis é variável por curso e unidade de ensino.

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content