Inscrição UERJ 2021 – Como funciona? Como fazer? Datas e Locais

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi fundada em 1950 e atualmente é uma das principais instituições de ensino do Brasil graças à qualidade presente na formação superior, seus projetos de extensão, produção científica, promoção da cultura e vários serviços oferecidos à população.

Com mais de 43 mil alunos e 16 campi e unidades externas, é imprescindível que você se prepare para a Inscrição UERJ 2021, ou seja, o momento de alcançar a tão sonhada vaga nesta grande universidade.

Confira como é feito o processo seletivo para ingressar na UERJ em 2021, como fazer a inscrição, quais são as vagas disponíveis e datas!

Como funciona a Inscrição do Vestibular UERJ 2021?

De responsabilidade do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), o Vestibular UERJ possui três etapas que se dividem em dois exames de qualificação e mais um exame discursivo, sendo classificatório e eliminatório.

O vestibular UERJ 2021, como preza a instituição, é democrático graças à presença de conteúdo básico, que garante que qualquer candidato às vagas tenha capacidade de responder, independentemente de sua condição social ou escola que tenha frequentado.

O intuito dessa “prova cidadã” é mostrar que os aprovados são aqueles que realmente estudam.

Saiba que o exame de qualificação é aberto para qualquer candidato que tenha concluído ou que está concluindo o último ano do Ensino Médio.

Esse exame ocorre duas vezes por ano – a obrigatoriedade de realização é apenas de um –, não havendo escolha de curso ainda.

Como uma prova de múltipla escolha, o candidato terá que mostrar seu conhecimento em várias áreas de conhecimento, tais como Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Logo após, existe o exame discursivo – segunda etapa do Vestibular UERJ 2021 – que só ocorre para os candidatos que foram aprovados no exame de qualificação.

Nesta fase, o candidato pode escolher o curso que deseja ingressar e optar pelo sistema de cotas, se a sua situação exigir.

O resultado do processo seletivo acontece por meio da soma do resultado do exame discursivo e da pontuação alcançada no exame de qualificação.

Como fazer a Inscrição UERJ 2021?

A inscrição para o vestibular da UERJ de 2021 deve ser feita no período a ser disponibilizado pela instituição.

É importante entender que todo candidato deve se inscrever no exame de qualificação e ser aprovado nele para dar continuidade ao processo seletivo, por isso é a partir da data desta primeira fase que a Inscrição UERJ 2021 se inicia!

Confira o passo a passo para a Inscrição UERJ 2021:

  • Acesse o site oficial da instituição UERJ,
  • No menu principal, clique no ícone “Vestibular”, localizado logo após as principais notícias da universidade,
  • Na nova página, você se depara com um texto que traz informações sobre o vestibular, mas seu foco é outro – ao lado, você precisa clicar em “Site do Vestibular UERJ”,
  • Na nova aba, passe o cursor do mouse sobre “Vestibular” e vá em “Vestibular 2021” – “Exame de Qualificação” – “1° Exame” – “Inscrição”,
  • Faça o cadastro ou o login no portal e preencha o requerimento de inscrição, além de um questionário com informações socioculturais.

 

Existe uma taxa de inscrição que deverá ser paga para que você confirme sua presença (valor ainda não confirmado). Imprima o requerimento de inscrição e o boleto de pagamento.

Documentos necessários

No dia dos exames, é necessário que cada candidato esteja de posse de um documento de identificação, preferencialmente a identidade (RG) e o recibo do requerimento de inscrição.

Cursos UERJ 2021

Com 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado, a UERJ tem como objetivo preparar seus estudantes para que cada um alcance o merecido futuro profissional.

Entre essas opções, é possível que ao fazer a Inscrição UERJ 2021, os seguintes cursos possuam disponibilização de vagas:

  • Medicina;
  • Engenharia Civil;
  • Administração;
  • Direito;
  • Design;
  • Relações Internacionais;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia de Produção;
  • Física;
  • Matemática;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Pedagogia.

Essas são algumas das alternativas de cursos UERJ 2021. Caso aprovado (a) no exame de qualificação, você pode checar o quadro completo de vagas e cursos no edital quando for se inscrever para o exame discursivo!

Datas e locais Inscrição UERJ 2021

A inscrição para o Vestibular UERJ 2021 é feita exclusivamente pela internet.

Normalmente, o prazo de inscrição para o 1° e 2° exames de qualificação ocorre de maio a abril e de julho a agosto, de forma respectiva.

Já o exame discursivo tem período de inscrição de setembro a outubro. Todas as datas e demais informações que serão essenciais para que você se saiba bem na Inscrição UERJ 2021 e nas provas estarão no manual do candidato, presentes no site da universidade.

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content