Inscrição USP 2021 – Universidade de São Paulo: Como fazer?

A Universidade de São Paulo (USP) é conhecida mundialmente por sua qualidade de ensino. E isso faz com que a Inscrição USP 2021 já se torne assunto entre os candidatos interessados em estudar nesta instituição, principalmente no vestibular 2021 para quem interesse em quando será realizada e quer saber mais sobre as datas do vestibular.

A USP tem mais de 80 anos de história com um vasto catálogo de cursos para agradar as mais variadas preferências dos alunos. Basta que o interessado verifique mais no manual do candidato e verificar as possibilidades do vestibular Fuvest 2021, sabendo mais sobre a primeira fase e também sobre a segunda fase, além da prova de habilidades específicas, pedidas pela USP.

Aqui, você confere as informações sobre a Inscrição USP 2021 para que você não perca essa oportunidade. Lembre-se também de estudar muito, está bem? Não vale de nada fazer a inscrição do vestibular e não saber nada do conteúdo, não é mesmo?

Como funciona a Inscrição USP 2021?

usp 2021

Para quem deseja estudar na USP, o processo de seleção acontece por meio da prova organizada pela Fuvest – responsável por selecionar grande parte dos alunos de graduação. Dessa forma, o vestibular 2021 fica organizado e centralizado no site da Fuvest, facilitando para quem quer saber das últimas notícias até o última dia possível.

As inscrições USP acontecem apenas uma vez por ano, por isso é essencial prestar atenção na abertura oficial e não perder a chance no vestibular Fuvest, seja na primeira fase ou na segunda fase, com seu nome na lista de aprovados.

Para ingressar na universidade, além do vestibular tradicional, os candidatos podem utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é direcionada aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e administrado pelo Ministério da Educação.

Requisitos básicos

A inscrição USP 2021 exige como requisito que os vestibulandos tenham concluído ou estejam finalizando o Ensino Médio (ou curso equivalente) em 2020, como já está escrito no manual do candidato, disponibilizado no site Fuvest e sempre atualizado com as últimas notícias.

O processo seletivo também é válido para pessoas com diploma de curso superior oficial ou reconhecido. Assim, é possível participar do vestibular Fuvest 2021 sem demais surpresas, tentar a isenção de taxa e caso seja necessário, não se desesperar com a lista de espera.

Se você não se enquadra nos requisitos, não tem problema: você pode realizar o vestibular como “treineiro”, para testar seus conhecimentos, sabendo que sua inscrição do vestibular não será válida como concorrente comum, a Fuvest divulga apenas aqueles que estão concorrendo de forma comum.

Como fazer a Inscrição USP 2021?

Para se inscrever no vestibular USP 2021, você precisa acessar o site oficial da Fuvest e clicar no menu “Vestibular”.

vestibular usp

Entrando no site, você precisa informar seu CPF, caso esteja acessando pela primeira vez. Além disso, é necessário preencher um formulário de dados pessoais e digitar seu RG.

Depois, o sistema da Fuvest irá enviar um e-mail para que você crie uma senha de acesso à sua inscrição.

Logo, acesse o sistema com o seu CPF e senha criada.

Insira uma foto (é solicitado) com fundo sem detalhes, para que se destaque o rosto. De preferência, tire uma foto que você não esteja usando acessórios. A imagem servirá para comparação com a foto que será coletada nos dias das provas a fim de garantir reconhecimento facial.

O processo de inscrição USP 2021 continua com a informação de qual modalidade você deseja concorrer:

  • Vagas para todos os candidatos, sem existência de exigência de nenhum pré-requisito,
  • Vagas destinadas para candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas,
  • Vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pardos, pretos e indígenas, que, independentemente da renda, cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Após isso, escolha o tipo de vaga – se é “Carreiras para ingresso na USP” ou “Carreiras para treineiros”.

Por ali, agora você pode escolher uma carreira e depois indicar no máximo quatro cursos em ordem de preferência, ok?

No formulário, decida a cidade onde será feita a prova, informe sua escolaridade (tipo de escola em que concluiu ou irá concluir o Ensino Médio, assim como o nome da instituição).

Por fim, resposta a um questionário com 27 perguntas que analisam um perfil socioeconômico e cultural de todos os candidatos. Assim, você será um novo candidato do vestibular, verificando os locais da prova, além de demais informações que estarão disponibilizadas na página inicial da USP em questão.

Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição (no ano anterior o valor foi de R$182,00). Para comprovar sua vaga na Inscrição USP 2021, é fundamental o pagamento, ok? Somente assim terá chances nas inscrições do vestibular no site Fuvest, sabendo mais sobre o local de prova e demais informações acessíveis na área do candidato.

Datas e locais da Inscrição USP 2021

A inscrição USP 2021 é feita exclusivamente pela internet. A data para esta atividade ainda não foi divulgada, no entanto acredita-se que acontecerá em meados do mês de agosto de 2020 até a metade de setembro do mesmo ano.

Caso tenha dúvidas, é interessante acompanhar o site da Fuvest 2021, sabendo mais sobre as inscrições do vestibular, como funciona a isenção de taxa ou redução da taxa, lista de espera e mais sobre a divulgação do resultado do aprovado na prova.

Provas USP 2021

No dia das provas, todo candidato precisa estar munido do documento original de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul.

É possível ter junto de si, para rascunho, lápis, borracha, apontador e régua transparente. Tudo isso está descrito no manual do candidato, caso tenha dúvidas nas provas do vestibular.

Água e alimentos leves também podem ser levados e consumidos durante a prova, que é permitido pelo vestibular e você poderá usufruir no dia da prova.

O vestibular da USP é composto por duas fases. A 1ª Fase tem a prova de múltipla escolha, composta por 90 questões que abraçam as disciplinas de:

  • Biologia,
  • Física,
  • Geografia,
  • História,
  • Inglês,
  • Matemática,
  • Português,
  • Química (algumas interdisciplinares).

Já a 2ª Fase é a prova dissertativa. A primeira prova desta etapa conta com 10 questões de português e uma redação. Na segunda prova da fase, existem 12 questões que abordam duas a quatro disciplinas que variam conforme a carreira escolhida pelo candidato.

Assim, após finalizar as habilidades específicas, basta verificar as vagas em questão, saber mais sobre o calendário do vestibular, ou lista de espera – se esse for o seu caso.

Depois de ter feito a prova, agora é aguardar os resultados. Boa sorte antecipada para você! Não se esqueça que a inscrição é necessária, faça a sua e você poderá participar da prova.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content