Inscrição USP 2021 – Universidade de São Paulo: Como fazer?

A Universidade de São Paulo (USP) é conhecida mundialmente por sua qualidade de ensino. E isso faz com que a Inscrição USP 2021 já se torne assunto entre os candidatos interessados em estudar nesta instituição.

A USP tem mais de 80 anos de história com um vasto catálogo de cursos para agradar as mais variadas preferências dos alunos.

Aqui, você confere as informações sobre a Inscrição USP 2021 para que você não perca essa oportunidade. Lembre-se também de estudar muito, está bem?

Como funciona a Inscrição USP 2021?

usp 2021

Para quem deseja estudar na USP, o processo de seleção acontece por meio da prova organizada pela Fuvest – responsável por selecionar grande parte dos alunos de graduação.

As inscrições USP acontecem apenas uma vez por ano, por isso é essencial prestar atenção na abertura oficial e não perder a chance.

Para ingressar na universidade, além do vestibular tradicional, os candidatos podem utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é direcionada aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e administrado pelo Ministério da Educação.

Requisitos básicos

A inscrição USP 2021 exige como requisito que os vestibulandos tenham concluído ou estejam finalizando o Ensino Médio (ou curso equivalente) em 2020.

O processo seletivo também é válido para pessoas com diploma de curso superior oficial ou reconhecido.

Se você não se enquadra nos requisitos, não tem problema: você pode realizar o vestibular como “treineiro”, para testar seus conhecimentos.

Como fazer a Inscrição USP 2021?

Para se inscrever no vestibular USP 2021, você precisa acessar o site oficial da Fuvest e clicar no menu “Vestibular”.

vestibular usp

Entrando no site, você precisa informar seu CPF, caso esteja acessando pela primeira vez. Além disso, é necessário preencher um formulário de dados pessoais e digitar seu RG.

Depois, o sistema da Fuvest irá enviar um e-mail para que você crie uma senha de acesso à sua inscrição.

Logo, acesse o sistema com o seu CPF e senha criada.

Insira uma foto (é solicitado) com fundo sem detalhes, para que se destaque o rosto. De preferência, tire uma foto que você não esteja usando acessórios. A imagem servirá para comparação com a foto que será coletada nos dias das provas a fim de garantir reconhecimento facial.

O processo de inscrição USP 2021 continua com a informação de qual modalidade você deseja concorrer:

  • Vagas para todos os candidatos, sem existência de exigência de nenhum pré-requisito,
  • Vagas destinadas para candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas,
  • Vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pardos, pretos e indígenas, que, independentemente da renda, cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Após isso, escolha o tipo de vaga – se é “Carreiras para ingresso na USP” ou “Carreiras para treineiros”.

Por ali, agora você pode escolher uma carreira e depois indicar no máximo quatro cursos em ordem de preferência, ok?

No formulário, decida a cidade onde será feita a prova, informe sua escolaridade (tipo de escola em que concluiu ou irá concluir o Ensino Médio, assim como o nome da instituição).

Por fim, resposta a um questionário com 27 perguntas que analisam um perfil socioeconômico e cultural de todos os candidatos.

Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição (no ano anterior o valor foi de R$ 182,00). Para comprovar sua vaga na Inscrição USP 2021, é fundamental o pagamento, ok?

Datas e locais da Inscrição USP 2021

A inscrição USP 2021 é feita exclusivamente pela internet. A data para esta atividade ainda não foi divulgada, no entanto acredita-se que acontecerá em meados do mês de agosto de 2020 até a metade de setembro do mesmo ano.

Provas USP 2021

No dia das provas, todo candidato precisa estar munido do documento original de identidade com foto e uma caneta esferográfica de tinta azul.

É possível ter junto de si, para rascunho, lápis, borracha, apontador e régua transparente.

Água e alimentos leves também podem ser levados e consumidos durante a prova.

O vestibular da USP é composto por duas fases. A 1ª Fase tem a prova de múltipla escolha, composta por 90 questões que abraçam as disciplinas de:

  • Biologia,
  • Física,
  • Geografia,
  • História,
  • Inglês,
  • Matemática,
  • Português,
  • Química (algumas interdisciplinares).

Já a 2ª Fase é a prova dissertativa. A primeira prova desta etapa conta com 10 questões de português e uma redação. Na segunda prova da fase, existem 12 questões que abordam duas a quatro disciplinas que variam conforme a carreira escolhida pelo candidato.

Depois de ter feito a prova, agora é aguardar os resultados. Boa sorte antecipada para você!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content