O Jovem Aprendiz é um Programa do Governo Federal aprovado no ano 2000, mas regulamentado em 2005. A lei determinada que todas as empresas de médio e grande porte devem ter de 5 a 15% de menor aprendiz em sua staff.
O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho, em contrapartida, a empresa que participa do projeto paga apenas 2% de FGTS, é dispensada de aviso prévio remunerado, não precisa pagar a multa rescisória e as que são enquadradas no SIMPLES NACIONAL não tem aumento da contribuição previdenciária.
As empresas contratantes é que fazem exigências dos perfis dos menores aprendizes que desejam contratar. Para participar dos processos seletivos, os estudantes devem se cadastrar em instituições como:
As vagas ficam todas disponibilizadas no banco de dados dessas instituições. A boa notícia é que os jovens interessados podem fazer o seu cadastro pela internet.
Essas agências parceiras ainda fornecer alguns cursos de especialização para preparar melhor os jovens.
A maioria das empresas cadastram as vagas disponíveis em instituições como CIEE, IEL e outras. No entanto, existem algumas que realizam o seu próprio processo seletivo, a exemplo disso estão:
É importante lembrar que tanto as empresas como os bancos que realizam sua própria seleção possuem alguns requisitos próprios, claro que dentro do que se pede no Programa, entretanto, eles tem direito de fazer suas exigências.
Por isso, antes de se inscrever, é fundamental avaliar o que cada banco exige dos candidatos e se você atende esses requisitos.
Para participar desse projeto, é necessário que os jovens tenham os seguintes requisitos:
A jornada de trabalho de um jovem aprendiz não pode ultrapassar a 6 horas, pois é importante que ele alie os estudos com as responsabilidades laborais.
Os jovens devem apresentação documentos básicos para se inscrever no processo que são:
Os dois principais benefícios sem dúvida nenhuma são a oportunidade de aprendizado e também a chance de entrar em uma empresa que futuramente pode efetivar esse aprendiz.
Inclusive, isso acontece muito. Alguns profissionais começaram como aprendiz e acabam crescendo na empresa.
Entre outros benefícios do jovem aprendiz estão:
Confira como se inscrever em outros projetos:
Algumas empresas grandes também atuam com Plano de Saúde e Plano Odontológico.
Para conseguir se destacar na entrevista, o jovem aprendiz precisa demonstrar bastante interesse na vaga, pois de fato a concorrência é grande. Além disso, é preciso levar em conta que o interessado não possui um currículo repleto de experiência.
Portanto, a demonstração da vontade de aprender pode ser um diferencial enorme diante dos concorrentes. A maioria dos recrutadores ficam de olho nesse detalhe.
Para conseguir esse destaque, se vista adequadamente, seja educado e demonstre que realmente deseja aprender, pois essa é uma grande chance para você. Boa sorte!
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário