Inscrição Minha Casa Minha Vida 2020 → Como fazer passo a passo

O programa Minha Casa Minha Vida tem ajudado muitos brasileiros realizarem o sonho da casa própria. Através dele, os interessados conseguem um financiamento com menores taxas de juros.

A iniciativa do Governo Federal ajuda famílias de baixa renda a adquirem seu primeiro imóvel. O projeto possui parceria das Secretarias da Habitação Federal, Estadual e Municipal. Além disso, é necessário mencionar as empresas de construção civil envolvidas nas atividades.

Como fazer a Inscrição Minha Casa Minha Vida 2020?

Os interessados em ingressar no programa precisam observar a abertura de oportunidades na sua cidade de residência. Geralmente, esse processo é feito na Caixa Econômica Federal, onde são avaliados a renda da família e em qual categoria ela se enquadra.

Caso sejam escolhidos, os cidadãos terão mais facilidades para financiar um imóvel escolhido, desde que o valor esteja dentro do limite aprovado.

Os juros praticados serão abaixo do mercado, parcelas mais longas e valores menores. Além disso, os trabalhadores podem usar o FGTS para pagar uma parte da entrada.

Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida

Quais são os requisitos para fazer a Inscrição Minha Casa Minha Vida 2020?

Para pleitear uma oportunidade de participar do programa, o cidadão devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Não ter casa própria no nome e nenhum outro financiamento de imóvel;
  • Ter uma renda de até 3 salários mínimos;
  • O cidadão não pode ser beneficiado em outros programas de habitação social do governo;
  • Pessoas que trabalham por conta própria precisam apresentar o carnê do INSS;
  • Deve apresentar comprovação de renda, tanto o contra cheque como a carteira de trabalho;

Quem pode participar do programa Minha Casa Minha Vida?

Além dos requisitos mostrados acima, o público que tem direito ao programa é bem específico, portanto, aqueles que desejam se inscrever, devem corresponder a alguns desses critérios à seguir:

  • Faixa 1– Famílias com renda até R$ 1800,00 – Pode financiar o imóvel em até 120 meses com prestações mensais entre R$ 80,00 a R$ 270,00, conforme a renda bruta familiar;
  • Faixa 1,5 – Famílias com renda até R$ 2600,00 ( imóvel novo com taxas de juros apenas de 5% ao ano). Tem até 30 anos para pagar e subsídios de até 47 mil reais;
  • Faixa 2 – Famílias com renda até R$ 4.000,00 e subsídios de até R$ 29.00,00;
  • Faixa 3 – Famílias com renda de até R$ 7.000,00 tem taxas de juros diferenciados com relação ao mercado;

Nas faixas 2 e 3, o cidadão pode conseguir até 30 anos para pagar o imóvel e também, pode ser comprado na planta ou novo. Caso ele preferir, pode comprar o terreno e depois construir uma casa.

O subsídio citado em algumas categorias acima é um recurso oferecido pelo Governo Federal para facilitar a vida do cidadão. Funciona dessa forma:

Se a pessoa se encaixa em uma determinada renda, ela tem direito a um subsídio, é um valor que o Governo vai dar de desconto no seu imóvel. Portanto, se o preço do imóvel valer 100 mil e você ganhar um subsídio, ele será abatido desse montante.

Para saber o valor exato do subsídio, é importante consultar a caixa econômica, pois eles analisam a renda da família.

Confira como se inscrever em outros projetos:

Onde fazer a inscrição para o Minha Casa Minha Vida 2020?

Caso a sua renda familiar seja inferior a R$ 1800,00 por mês, é necessário se inscrever na prefeitura da sua cidade. No entanto, se a renda for até R$ 7.000,00, é possível comparecer a uma Agência da Caixa Econômica Federal.

Depois de inscritos, a família precisa aguardar, pois os organizadores do Projeto Minha Casa Minha Vida farão o comunicado sobre as datas do sorteio das unidades e também, da assinatura do contrato.

Caso o interessado já tiver um imóvel escolhido, é a própria Caixa Econômica que realiza a vistoria e oferece a melhor forma de financiamento.

Depois de tudo aprovado, ocorre a validação do contrato. Nesse caso, é necessário comparecer a agência da Caixa Econômica para assinatura.

Documentos necessários 

A Caixa Econômica é a responsável por avaliar os cadastros dos interessados. Por isso, é importante se atentar a relação de documentos. Confira!

  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Extrato do FGTS atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Ficha de cadastro habitacional;

Qualquer dúvida com relação aos documentos para validação, é fundamental falar com os agentes da Caixa Econômica. Eles fornecerão os dados necessários.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

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