O que um Jovem Aprendiz não pode fazer? Confira aqui!

Muitos jovens estão sempre procurando por oportunidades de empregos no Brasil, visto que além de ser uma necessidade para muitas famílias, é também o primeiro passo para conseguir iniciar uma carreira profissional diante das possibilidades.

Você está interessado em se inscrever no Jovem Aprendiz em uma grande empresa, porém, está com dúvidas sobre o que pode ou não pode fazer? Veja abaixo quais são os pré-requisitos, impedimentos e tudo que precisa saber.

Continue acompanhando para ficar sempre informado sobre e demais assuntos relacionados.

O que um Jovem Aprendiz não pode fazer?

O que um Jovem Aprendiz não pode fazer? Confira aqui!

Muitas empresas brasileiras de grande renome tem aumentado de maneira considerável a contratação de funcionários no modelo de Jovem Aprendiz ou de estagiários, isso porque o custo é reduzido e há a possibilidade de verificar quem são aqueles que realmente vestem a camisa da companhia.

Além disso, essas vagas possuem como principal objetivo a formação profissional e tem regras únicas quando comparadas aos modelos tradicionais de trabalho brasileiro, veja abaixo mais sobre isso.

É interessante destacar que tanto o menor aprendiz quanto o estagiário não podem fazer horas extras ou serem cobrados mediante a metas ou por vendas, visto que o intuito é o de formar profissionais dentro de regras diferenciadas.

Essa contratação não pode ser feita por meio de “gambiarras” para diminuir os custos trabalhistas, visto que a intenção é a de introduzir o jovem no mercado de trabalho e contribuir para sua formação profissional.

Veja alguns diferenciais únicos de cada uma delas:

Estagiário

  • Carga horário de 6 horas diárias ou de 30 horas semanais para aqueles alunos do ensino superior, de nível médio profissionalizante ou de ensino médio com formação geral;
  • A duração máxima do estágio é de dois anos na mesma empresa;
  • Durante o período de provas, conforme se diz no artigo 10º, da Lei n° 11.788/2008, todos os estagiários possuem o direito de diminuir sua carga horária pela metade durante a época de avaliações.

Jovem ou menor aprendiz

  • A carga horária não pode passar de seis horas diárias, a não ser para aqueles aprendizes que já finalizaram o ensino fundamental, dos quais podem chegar até 8 horas por dia, caso sejam computadas algumas horas destinadas para o aprendizado em formato teórico;
  • A duração máxima permitida é de dois anos na vaga dentro da mesma empresa;
  • É preciso que a empresa disponibilize de maneira formal um monitor para acompanhar o mesmo, do qual será responsável por coordenar e fazer as atividades práticas, para que assim, o estudante realmente aprenda sua função;
  • No período de provas também há a possibilidade de reduzir sua carga horária pela metade.

Como fazer uma denúncia?

O que um Jovem Aprendiz não pode fazer? Confira aqui!

Se você está em algum dos dois casos acima ou conhece alguém nessa situação que está sendo negligenciada, é importante saber seus direitos e como fazer a denúncia correta.

Caso seja obrigatório fazer banco de horas, negócios com clientes, passar da duração de horas diárias, cobrança por metas ou demais características ilegais, é possível denunciar diretamente ao Ministério Público do Trabalho, clique aqui para ser redirecionado.

Esse modelo de trabalho foi desenvolvido para que o jovem ou estudante possa aprender com a prática do dia a dia, além da possibilidade de conseguir conciliar seus estudos sem demais problemas, do contrário, não está dentro do esperado pela relação empresa-estudante.

Procure seus direitos e saiba como se defender caso sinta-se prejudicado.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

Para você que está querendo concorrer em uma vaga para se tornar um Jovem Aprendiz, porém, está em dúvidas sobre o processo, é interessante saber quais são os pré-requisitos para se candidatar a esta chance:

  • É preciso ter idade entre 14 até 24 anos;
  • Estar cursando ou ter finalizado o ensino fundamental ou médio, tendo toda a frequência escolar em dia;
  • A idade máxima não é aplicada para pessoas com deficiência, que neste caso, não possuem limite definido.

São muitas empresas brasileiras super conhecidas que oferecem uma grande quantidade de vagas para Jovem Aprendiz, basta que você fique ligado em quando começam as inscrições, quais são as empresas que possuem essa oportunidade em sua cidade, os benefícios e principalmente, a oportunidade de crescer como trabalhador.

É muito importante avaliar todas essas possibilidades e verificar corretamente as informações que são repassadas pela vaga oferecida em questão. Fique sempre de olho em nosso site para receber atualizações em primeira mão.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content