Inscrição OAB 2022 → Passo a passo de como fazer online

A inscrição OAB é fundamental para que recém-formados em direito consigam atuar como advogados. Sem ela, exercer a advocacia não será possível. Mas, afinal, como fazê-la?

No caso específico da inscrição OAB 2022 há alguns procedimentos especiais a serem realizados.

Confira, aqui, quais são eles e mais informações sobre como se inscrever na OAB.

Como funciona a inscrição OAB 2022?

Para conseguir realizar a inscrição OAB 2022, o recém-formado em direito deve fazer e ser aprovado no Exame de Ordem. Trata-se de uma prova que atesta os conhecimentos do profissional e possibilita que atue legalmente como advogado.

Assim que for aprovado no Exame de Ordem, é possível solicitar a inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), processo que deve ser feito diretamente numa unidade do órgão em seu estado / cidade de residência.

Para facilitar esse processo, o advogado interessado pode fazer uma pré-inscrição no site oficial da OAB de seu estado, caso o órgão ofereça essa possibilidade. Depois, será necessário comparecer numa unidade para apresentar documentos e validar a inscrição.

Quem pode fazer OAB 2022?

A inscrição OAB 2022 é especificamente destinada àqueles que são formados em direito e desejam atuar como advogados. Quem ainda estiver na faculdade pode ter um registro na OAB, mas somente para atuar como estagiário e não como advogado.

Requisitos

Para realizar a inscrição OAB 2022, o candidato deve cumprir alguns requisitos obrigatórios e eliminatórios. Conheça quais são eles:

  • Ter concluído a graduação em direito;
  • Ter feito e sido aprovado no Exame de Ordem;
  • Apresentar todos os documentos exigidos pelo órgão;
  • Pagar taxa de inscrição e anuidade.

exame da ordem da oab

Como se inscrever para a OAB 2022?

Você pode ter informações sobre a inscrição OAB 2022 na unidade do órgão em seu estado/cidade de residência. Não sabe onde encontrá-la? Sem problemas, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse a página,
  2. No menu Estados, clique no seu de residência.

Assim que realizar esses procedimentos, dados como endereço, telefone, e-mail e site oficial serão listados. Nessa página também será possível encontrar postos de atendimento estaduais.

Para iniciar a inscrição, compareça à unidade munido dos documentos pessoais solicitados. Depois do cadastro inicial, um boleto com a taxa de inscrição e anuidade será gerado. Efetue o pagamento para finalizar o processo.

Depois que todos os procedimentos estiverem concluídos, a OAB do estado emitirá uma espécie de carteira de identidade com o número de inscrição do profissional. Esse documento será exigido para atuações em processos jurídicos, inclusive em empresas de advocacia.

Porém, um método mais fácil é se inscrever pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na página, clique em “Concursos” e em “Exame da Ordem da OAB”. Vá na opção de exame mais recente que estará com as inscrições abertas e preencha o formulário com suas informações.

Documentos para a inscrição

  • Cópia autenticada do diploma ou histórico expedido pela faculdade;
  • Certidão de aprovação no Exame de Ordem ou certidão de estágio constando aprovação no exame final de comprovação de exercício e resultado do estágio;
  • Cópia da certidão de colação de grau autenticada;
  • Certidão de inteiro teor, caso tenha inscrição em outra seccional;
  • Certidão de execuções criminais (obtida no Tribunal de Justiça do Estado);
  • Certidão de distribuição da Justiça Federal de primeiro grau;
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Reservista;
  • 1 foto 3×4 com fundo branco;
  • Se for o caso, provar condição de reformado ou aposentado por meio de certidão;
  • Documento oficial que comprove desligamento de estágio, caso tenha sido realizado em órgão público;
  • Cópia autenticada do título de naturalização (apenas para brasileiros naturalizados);
  • RNE (somente para estrangeiros formados no Brasil);
  • Se tiver antecedentes criminais, apresentar certidão de objeto e pé, além das cópias da denúncia/processo.

É importante citar que as certidões solicitadas são válidas por 60 dias a partir de sua emissão. Portanto, programe-se para solicitar a inscrição assim que tiver essas certidões, para não perder seu prazo de validade.

Quais as datas da prova da OAB 2022?

A inscrição OAB 2022 pode ser realizada em qualquer seccional do órgão durante todo o ano.

Para saber endereços, acesse o site, busque por seu estado de residência e compareça à unidade munido com os documentos solicitados. Você também pode acompanhar maiores informações no site da FGV.

Veja também: Calendário de inscrições de 2022!

Qual o valor da inscricao da OAB 2022?

Os valores de inscrição e anuidade são atualizados anualmente.

De modo geral, os preços, considerando taxa de inscrição, primeira via da carteira e do cartão, bem como anuidade, variam de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. Somente da inscrição em si é mais de R$ 200.

Há situações em que o profissional tem descontos, portanto, vale a pena verificar esse detalhe no órgão.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

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