Como fazer Inscrição Pronatec 2021 – Requisitos e Como funciona

Criado pelo Governo Federal em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo disponibilizar acesso à educação para comunidade de baixa renda. No texto a seguir, vamos descobrir como fazer inscrição no Pronatec 2021.

O Pronatec concede bolsas de estudo em cursos técnicos e de formação inicial e continuada em instituições de ensino públicas e privadas. A proposta do programa é democratizar e descentralizar as ofertas de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Continue a leitura para ver como funcionará o Pronatec 2021 e como fazer sua inscrição.

Inscrição Pronatec 2021

Como funciona o Pronatec?

Inscrição ProuniA proposta de criação do Pronatec surgiu por conta do aumento da produtividade em diversos setores industriais no Brasil. Assim, aumentou também a demanda por mão de obra especializada, e por isso surgiram iniciativas de incentivo à educação profissional.

O Pronatec oferece bolsas de estudo para que alunos de todo o Brasil possam se especializar em áreas profissionais de seu interesse. Para isso, o programa tem parcerias com instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica públicas e privadas e com as dos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S).

O programa oferece diversas vantagens para os alunos inscritos. Além dos cursos técnicos e de qualificação oferecidos, os materiais didáticos e o processo de inscrição também são gratuitos. E ainda há a possibilidade do aluno Pronatec conseguir vale transporte e alimentação por meio do Bolsa Formação.

Como nos anos anteriores, o PRONATEC 2021 oferece diversas opções de cursos profissionalizantes para melhorar suas chances no mercado de trabalho. Desse modo, cada candidato pode escolher a opção que mais encaixe em seu perfil profissional.

Em relação à seleção para o programa, ela é feita de forma classificatória. A avaliação considera as informações prestadas no cadastro – como a renda familiar, critério muito importante para seleção. Isso acontece porque o objetivo do Pronatec é justamente auxiliar os jovens de baixa renda sem acesso à educação.

Por fim, vale lembrar que ao contrário do que acontece em outros programas, a nota do Enem não é usada como seleção para o Pronatec.

Quem pode fazer inscrição no Pronatec 2021?

Como o programa prioriza o ingresso de jovens de baixa renda sem acesso ao ensino superior, há requisitos para inscrição. Para se inscrever no Pronatec, os interessados nos cursos técnicos e de qualificação ofertados devem:

  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando em escola pública, ou com bolsa em escola particular. Alunos da modalidade EJA também podem participar;
  • Ter renda familiar inferior a dois salários mínimos;
  • Estar participando de algum programa social como o Bolsa Família, por exemplo;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Se você cumpre com os requisitos para se inscrever no programa, veja a seguir como é o processo de inscrição.

Como fazer inscrição no Pronatec 2021

As inscrições no Pronatec são feitas online, através do site oficial do programa. Mas para fazer a sua, você deve acessar o portal do Pronatec quando as inscrições estiverem abertas.

Veja abaixo o passo a passo para fazer sua inscrição:

  • Acesse o site do Pronatec clicando aqui;
  • Se as inscrições estiverem abertas, selecione a opção “Pesquisar Vagas” na página das inscrições;

Como fazer inscrição no Pronatec

  • Preencha os dados com sua localidade, escolaridade e instituição de interesse;
  • Clique em “Pesquisar” para ver os cursos disponíveis nas unidades mais próximas de você para fazer sua matrícula.

Se aparecer uma notificação sobre não haver vagas disponíveis para o curso escolhido, clique nela e preencha o formulário para ficar na lista de espera. Quando as vagas surgirem você será notificado via e-mail com as informações gerais sobre a oferta.

Além disso, você também pode fazer sua inscrição diretamente no site da instituição de interesse. Algumas instituições do Sistema S (Sesc, Senac, Senai etc.), por exemplo, oferecem vagas contínuas pelo Pronatec durante o ano.

Vagas Pronatec 2021

Falando nas vagas ofertadas pelas instituições durante o ano, é importante informar que os períodos de inscrição variam de acordo com cada instituição e Estado. Por isso, o ideal é ficar sempre de olho no site da instituição do seu interesse. Afinal, ela pode abrir vagas com bolsas Pronatec várias vezes ao ano.

A mesma dica vale para o site oficial do Pronatec, onde as datas também variam. E ainda não foram divulgadas informações referentes ao número de vagas e prazos de inscrição, então é bom ficar atento.

Esteja sempre de olho nas novidades relacionadas ao programa, principalmente em períodos de vestibulares e inscrição no Prouni, por exemplo.

Cursos disponíveis pelo Pronatec

VestibularAs ofertas de cursos com disponibilidade de bolsas Pronatec variam de acordo com cada região. Por conta disso, é importante conferir se o curso desejado está disponível onde você mora.

Os cursos técnicos e de qualificação são divididos por setor de atuação profissional, e alguns dos mais populares são:

  • Confeitaria;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Eletrônica;
  • Enfermagem;
  • Logística;
  • Mecânica;
  • Mecatrônica;
  • Rádio e Televisão;
  • Recursos Humanos;
  • Sistemas de Computação;
  • Técnico em administração;
  • Técnico em Edificações; entre outros.

E você, está interessado em tentar uma bolsa Pronatec em 2021? Então aproveita a caixa de comentário para contar pra gente e dizer se esse texto te ajudou de alguma maneira.

Deixe seu Comentário

WebGo Content