Inscrição Prouni 2021 – Como fazer, calendário e como funciona

A inscrição Prouni 2021 abre no início do ano, normalmente logo após a divulgação das notas gerais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Então, se você está pensando em concorrer a uma das vagas disponibilizadas por faculdade de todo o país, acompanhe aqui o cronograma oficial e saiba como se inscrever no site.

O Programa Universidade para Todos surgiu em 2004 e tem como objetivo ofertar bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas. O principal requisito para concorrer a uma das vagas do PROUNI é ter feito o ENEM do ano correspondente a vaga, ou em alguma edição de anos anteriores em caso de vagas remanescentes.

inscrição prouni 2021

Como Fazer a Inscrição Prouni 2021

As inscrições para o Prouni acontecem de forma online e totalmente gratuita. São duas edições anuais abertas semestralmente e usa como instrumento de classificação a nota do ENEM obtida pelo candidato.

Para efetuar a inscrição no programa você precisa seguir alguns passos simples que iremos demonstrar abaixo:

  • 1 – Assim que as inscrições do Prouni estiverem disponíveis, acesse o site do programa clique em “Fazer Inscrição” e em seguida preencha os campos que pedem o seu número de inscrição e senha do ENEM. Caso você não lembre a sua senha, clique no link de “esqueceu sua inscrição ou senha” para poder recuperá-los;
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 1
  • 2 – Uma guia de preenchimento de dados pessoais será aberta, e nela você deve preencher todos os campos corretamente com as suas informações. Ao concluir, clique em “salvar e prosseguir”;
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 4
  • 3 – A próxima guia é um questionário sobre os seus dados escolares, raciais e outras informações pertinentes aos requisitos obrigatórios para concorrer a uma vaga. Preencha todos os campos sem exceção e no final não esqueça de marcar a declaração de nacionalidade e não portador de diploma de ensino superior. Após isso, clique novamente em “salvar e avançar”;
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 5
  • 4 – O próximo campo diz respeito às suas informações de renda familiar. Preencha os campos com as informações de todas as pessoas que moram com você, um de cada vez. Após listar todos os membros da sua família, prossiga para a próxima tela;
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 6
  • 5 – Por fim, na última tela você deve escolher dois cursos de seu interesse. Os cursos podem ser encontrados por nome, instituição de ensino ou ainda por município. Para selecioná-los basta clicar sobre ele e clicar em “selecionar essa opção”;
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 10
  • 6 – Após selecionadas às duas opções, clique em “ver sua ficha de inscrição” para confirmar todos os seus dados e concluir a inscrição no Prouni 2021.
    Inscrição Prouni 2020 - Passo 8

Dicas extras e outras informações para não errar a inscrição

Inscrição ProuniComo você pode ver, fazer a inscrição é bem simples não é mesmo!? Mas atenção, fique atento quando estiver preenchendo as opções de curso e preste muito atenção em informações como modalidade de estudo (presencial ou a distância), se a bolsa ofertada é integral ou parcial e também o turno no qual pretende estudar. Não esqueça que, uma vez aprovado esses dados não podem mais ser alterados. 

Outra informação importante é que o Programa usa notas de corte para escolher os alunos que ficaram com a vaga selecionada. As notas ficam disponíveis no segundo dia de inscrições e podem ser consultadas clicando nos cursos de interesse. Esse mecanismo é interessante, pois durante todo o período de inscrições abertas é possível ir monitorando a sua colocação para conseguir aquela vaga. E se por acaso perceber que não há chances de conseguir ser classificado, até o último dia de inscrições é possível fazer a mudança de curso.

A segunda fase do Prouni acontece após a pré-seleção do candidato ao curso de interesse. Nessa etapa o estudante deve comparecer até à instituição de ensino na qual foi aprovado, munido de toda a documentação exigida pelo programa. Você pode conferir a lista com todos os documentos no site do Prouni. Essa etapa serve para que a instituição confirme que todos os dados afirmados na inscrição, são verdadeiros. As datas para apresentação dos documentos é determinada pelo MEC e fica disponível no próprio site do Prouni. Por tanto, fique ligado a todos os prazos para não perder nenhum.

Quem pode fazer a inscrição Prouni 2021

O Prouni faz algumas exigências para que os estudantes possam concorrer a uma das vagas oferecidas. O candidato deve estar ciente que caso não corresponda a qualquer um dos requisitos do processo seletivo, não pode usufruir do programa. E em caso de informações falsas afirmadas na hora da inscrição ou apresentação de documentos falsos na instituição, o candidato poderá sofrer graves punições penais.

As exigências para ingresso no Programa são:

  • Ter conseguido mais de 450 de média na Prova do ENEM e não ter zerado na redação.
  • Renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa em caso de bolsas de 100% ou até três salários mínimos por pessoa em caso de bolsa de 50%.
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou;
  • Cursado o Ensino Médio completo em escola particular com bolsa de 100% ou;
  • Cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e escola particular com bolsa de 100%.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino. Nesse caso o candidato só pode concorrer a bolsas de licenciatura e as informações de renda não são relevantes.

Previsões de datas para o Prouni 2021

Documentação ProuniO Prouni costuma ter seu processo do início de ano entre janeiro e fevereiro, logo após serem divulgadas as notas do ENEM. No caso do processo do meio do ano, as etapas de inscrição, aprovação, chamadas, comprovação e etc., acontece entre junho e julho. Porém, em 2021 pode ser que esses prazos sejam adiados.

A pandemia de coronavírus fez com que muitas universidades tivessem que adiar seus vestibulares e até mesmo o ENEM 2021 sofreu com o adiamento e todas as datas seguem incertas. Por causa disso, é muito provável que o MEC acabe por adiar também os prazos do Prouni.

Como ainda não foram divulgadas informações sobre o processo de 2021, assim que disponíveis, esse post será atualizado com o cronograma completo para que você não perca nenhum dos prazos. Sendo assim, venha nos visitar com certa frequência, ok?

E então, conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre o Prouni? Qual curso você está pensando em fazer, hein? Conta pra gente nos comentários.

Deixe seu Comentário

WebGo Content