Inscrição SESI 2020 – Passo a Passo de como se inscrever

SESI significa “Serviço Social da Indústria” e o objetivo é aumentar a produtividade da indústria e, faz isso através da educação, segurança e saúde do trabalho. É possível fazer a inscrição SESI 2020 para os cursos de educação básica, EJA (educação para jovens e adultos) e também alguns cursos livres.

Criado em 1946, preza por um ensino de qualidade e, até hoje é conhecido por seu bom trabalho com a educação e, estudar nesse ambiente garante grandes oportunidades de um futuro melhor. Quer saber como ingressar? Veja aqui:

Como funciona o SESI

O ensino oferecido pelo SESI é completo, desde a educação infantil, fundamental e médio. Além do EJA, educação para jovens e adultos, que pode ser realizado através do PAI (Programa de Alfabetização Intensiva) ou EAD (Educação a Distância).

Há ainda dois cursos livres: curso técnico de teatro musical e o SESI idiomas.

O SESI-SP encontra-se em mais de 100 cidades dentro do estado de São Paulo. E, como busca ampliar o seu sistema, oferece às escolas municipais a oportunidade de implantar o Sistema SESI de Ensino.

Sesi Como se Inscrever

Requisitos básicos para se inscrever

Para conseguir uma vaga no SESI no ensino infantil, fundamental e médio, é necessário se enquadrar nos requisitos básicos.

Educação infantil e 1º ano do ensino fundamental

Prioriza-se os filhos de funcionários da indústria. Além disso, é realizado um sorteio eletrônico entre os candidatos.

Ingressos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental

Vagas destinadas apenas para os filhos de funcionários das indústrias.

Ensino Médio: do 1º ao 3º ano

Vagas destinadas à todos, mediante um processo seletivo.

Inscrição SESI 2020

As inscrições são realizadas através do site oficial do SESI-SP: https://www.sesisp.org.br/. Com antecedência, é divulgado o cronograma com todas as informações e datas importantes para quem deseja se inscrever. Para consultar, no menu principal, ainda na home do site, clique em “Educação”.

Abrirá uma página com todas as informações referentes a educação no SESI. Em seguida clique em “Educação Básica” e em “Como Ingressar”. Abrirá uma página com as três possibilidades:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio.

Clique na opção desejada e você será redirecionado para uma página com o cronograma de inscrições e matrícula. Haverá também informações referentes a matrícula, como os documentos necessários.

Para o ensino médio, a inscrição também é feita online, no mesmo site. Contudo, além da inscrição o aluno deverá realizar o processo seletivo para conseguir uma vaga.

O cronograma 2020 ainda não foi divulgado, mas geralmente o número total de vagas é disponibilizado no fim do mês de outubro, iniciando também o período de inscrições que se estende até novembro.

O período de matrículas e entrega de documentos varia de acordo com o nível de ensino, geralmente acontecendo em novembro para educação infantil até o 1º ano do fundamental. E, em janeiro para o ensino fundamental e médio.

Confira também outras inscrições para programas de educação em 2020: 

Como é a seleção do SESI para o Ensino Médio

O processo seletivo é realizado para o ingresso de novos alunos. Quem já estiver estudando na rede escolar SESI-SP, poderá ser automaticamente classificado para o 1º ano do ensino médio. Para isso, a instituição irá calcular a média obtida nas duas primeiras etapas do ano letivo em curso.

É importante lembrar que o aluno da rede SESI permanecerá na mesma unidade de ensino. Caso não tenha ensino médio, poderá escolher outra unidade e concorrer às vagas remanescentes após a classificação dos alunos já matriculados daquela unidade.

Para as vagas do 2º e 3º ano do ensino médio, ainda segue a linha de classificação com os alunos já da rede escolar SESI-SP. Contudo, sempre que houver mais candidatos do que vaga, será aplicado o processo seletivo.

Neste caso, todos os candidatos possuem igualdade de condições, independente se é ou não filho de funcionário da indústria. Em caso de empate, os critérios são:

  • Se tem irmão matriculado na mesma unidade;
  • Sorteio público manual.

Ainda não há data confirmada para o processo de seletivo, mas geralmente acontece o mês de dezembro e o resultado é divulgado em janeiro.

Inscrições para o SESI Idiomas

O curso de inglês ofertado pelo SESI pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que se encaixa no perfil:

  • Crianças entre 6 e 10 anos – Turma Kids;
  • Adolescentes e jovens a partir de 11 anos – Turma Teens;
  • Adultos a partir de 18 anos.

As inscrições para crianças acontecem somente uma vez ao ano, no início do primeiro semestre. Para jovens, adolescentes e adultos, é semestral. Infelizmente ainda não é ofertado em todas as unidades. Acesse o site do SESI e verifique a disponibilidade na unidade mais próxima.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content