O sistema de seleção Unificada (Sisu) é o programa governamental de inclusão universitária mais aberto ao público. Ou seja, para participar não é preciso comprovar renda e nem seguir a uma série de pré-requisitos, basta ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, no caso, 2019.
Não podem participar aqueles que já tenham sido contemplados pelo programas em outras ocasiões, mesmo que tenha desistido do curso.
Se você fez o Enem 2019 agora é hora de se inscrever no Sisu para ter ainda mais chances de entrar numa universidade federal sem precisar fazer o vestibular da instituição que pretende estudar.
Se estiver na dúvida sobre qual escolher saiba que todos os dias durante o período de inscrição são divulgadas a nota de corte de cada curso diariamente, o que vai te ajudar a saber qual alternativa lhe dá mais possibilidades de aprovação.
Depois de concluir a sua inscrição é preciso esperar a data de divulgação do resultado para saber se você foi aprovado ou não pelo programa.
Basta acessar o site oficial do Sisu com o seu login e senha que correspondem à senha e login do Enem 2019. Feito isso, aparecerá na tela inicial, no campo “minha inscrição” se você foi aprovado ou não.
Caso não tenha sido aprovado, ainda poderá concorrer na segunda opção sem precisar manifestar o desejo por meio de lista de espera. Mais uma vez, para visualizar o resultado basta acessar o sistema.
Se não for aprovado na 2° opção de curso ainda há esperanças por meio das vagas remanescentes, que são as cadeiras que ficaram vazias ou sem formação de turma. Essas oportunidades são divulgadas somente depois do resultado da segunda chamada regular e, para participar, é preciso se candidatar por meio da lista de espera – basta acessar o sistema.
Caso tenha sido aprovado será preciso entregar a documentação exigida para a matrícula dentro do prazo determinado pelo sistema (aparecerá no portal). A entrega da documentação precisa ser feita presencialmente na instituição de ensino em que o candidato foi aprovado para garantir a vaga por meio do Sisu 2020.
Confira outros vestibulares e programas de educação para 2020:
Atenção às data determinantes da edição 2020 do programa. Como o edital oficial ainda não foi divulgado essas datas ainda estão a confirmar:
Para mais informações acesse o manual oficial do Sisu e deixe a sua dúvida abaixo, nos comentários, poderemos te ajudar! 😉
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário