Inscrição SISU 2020 → Passo a Passo de como se inscrever online

O sistema de seleção Unificada (Sisu) é o programa governamental de inclusão universitária mais aberto ao público. Ou seja, para participar não é preciso comprovar renda e nem seguir a uma série de pré-requisitos, basta ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, no caso, 2019.

Não podem participar aqueles que já tenham sido contemplados pelo programas em outras ocasiões, mesmo que tenha desistido do curso.

Se você fez o Enem 2019 agora é hora de se inscrever no Sisu para ter ainda mais chances de entrar numa universidade federal sem precisar fazer o vestibular da instituição que pretende estudar.

Passo a Passo da Inscrição Sisu 2020

  1. Acesse o site oficial do Sisu no seguinte link: http://sisu.mec.gov.br/inicial
  2. Quando estiver dentro do período de inscrição haverá um botão laranjado “Inscreva-se” no menu superior da página. Clique ali;
  3. Acesse o sistema com o seu número de inscrição e senha do Enem 2019. Caso não o saiba clique em “esqueci minha senha” logo abaixo para redefini-la;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 1
  4. Informe seus dados de contato;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 2
  5. Agora você vai precisar escolher até duas opções de curso. Para começar a se candidatar basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 3
  6. Use os filtros para pesquisar vagas de cursos por nome do município, instituição ou nome do curso;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 4
  7. Clique no curso que deseja participar para averiguar a quantidade de vagas disponíveis e modalidades de concorrência disponíveis. Clique em “Escolher este curso” para selecioná-lo como sua primeira opção;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 4
  8. Clique na modalidade em que deseja concorrer, se ampla concorrência ou para pessoas de baixa renda, negros ou portadores de deficiência (será preciso comprovar a condição no momento da matrícula);
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 6
  9. Aparecerá na tela a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula. Para confirmar a sua candidatura clique em “Confirmar minha inscrição”;
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 7
  10. Volte ao menu Minha Inscrição e repita o procedimento para escolher a sua segunda opção de curso, aquela que lhe servirá como alternativa caso não passe na primeira opção de curso de desejo;
  11. As suas inscrições poderão ser alteradas a qualquer momento, desde que esteja dentro do período de inscrição. Mas lembre-se que somente a última alteração é que fica válida no sistema.
    Como se inscrever no Sisu 2020 - Passo 8

Se estiver na dúvida sobre qual escolher saiba que todos os dias durante o período de inscrição são divulgadas a nota de corte de cada curso diariamente, o que vai te ajudar a saber qual alternativa lhe dá mais possibilidades de aprovação.

O que fazer depois de se inscrever?

Depois de concluir a sua inscrição é preciso esperar a data de divulgação do resultado para saber se você foi aprovado ou não pelo programa.

Como saber se fui aprovado

Basta acessar o site oficial do Sisu com o seu login e senha que correspondem à senha e login do Enem 2019. Feito isso, aparecerá na tela inicial, no campo “minha inscrição” se você foi aprovado ou não.

Caso não tenha sido aprovado, ainda poderá concorrer na segunda opção sem precisar manifestar o desejo por meio de lista de espera. Mais uma vez, para visualizar o resultado basta acessar o sistema.

Se não for aprovado na 2° opção de curso ainda há esperanças por meio das vagas remanescentes, que são as cadeiras que ficaram vazias ou sem formação de turma. Essas oportunidades são divulgadas somente depois do resultado da segunda chamada regular e, para participar, é preciso se candidatar por meio da lista de espera – basta acessar o sistema.

O que fazer se for aprovado

Caso tenha sido aprovado será preciso entregar a documentação exigida para a matrícula dentro do prazo determinado pelo sistema (aparecerá no portal). A entrega da documentação precisa ser feita presencialmente na instituição de ensino em que o candidato foi aprovado para garantir a vaga por meio do Sisu 2020.

Confira outros vestibulares e programas de educação para 2020:

Cronograma Sisu 2020

Atenção às data determinantes da edição 2020 do programa. Como o edital oficial ainda não foi divulgado essas datas ainda estão a confirmar:

  • Período de inscrições – 04/06 a 07/06
  • Divulgação das notas de corte – Dia 5/06, 06/06 e 07/06 a partir das 0h;
  • Resultado da primeira chamada regular – 10/06
  • Prazo para entrega da documentação e participar da lista de espera – 11/06 a 17/06
  • Matrícula da primeira chamada – 12/06 a 17/06
  • Convocação dos candidatos em lista de espera – a partir de 19/06

Para mais informações acesse o manual oficial do Sisu e deixe a sua dúvida abaixo, nos comentários, poderemos te ajudar! 😉

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content