Sendo uma referência em qualidade de ensino superior, o vestibular da Unesp é um dos mais concorridos do Brasil. Milhares de brasileiros concorrem, todos os anos, a uma das diversas vagas ofertadas pela universidade nas variadas áreas do conhecimento.
Se você é vestibulando de primeira viagem e não sabe como funciona o vestibular da Unesp, mas pretende prestá-lo neste edição de 2020/21, confira este guia que preparamos especialmente para você com tudo o que você precisa saber a respeito do processo seletivo da Unesp 2020/21!
A prova do vestibular da Unesp, como da maioria dos vestibulares, é dividida em duas fases. A primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha, contendo 90 questões com cinco alternativas cada. As questões são de conhecimentos gerais, ou seja, compreendem todas as áreas do saber: linguagem e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. Nesta primeira fase, os candidatos contam com 4 horas e 30 minutos para a realização do exame.
Já a segunda fase, realizada em dois dias, é composta por 36 questões discursivas, sendo 24 de ciências humanas, da natureza e da matemática e 12 de linguagens e códigos, e uma redação. Nesta fase, os vestibulandos também dispõem de 4 horas e 30 minutos para a realização da prova.
Diferentemente do ENEM, que conta com a famosa Teoria de Resposta ao Item (TRI), todas as questões têm o mesmo valor.
Ainda não há informações disponíveis a respeito do vestibular UNESP 2020/21. Porém, levando-se em consideração que na edição 2019/20 o período de inscrições ocorreu, seguindo o padrão de anos anteriores, entre o começo de setembro e o começo de outubro (entre 9 de setembro e 7 de outubro, na edição 2019/20), presume-se que, para a edição 2020/21, as datas sejam próximas às citadas. Portanto, marque em seu calendário e fique atento a possíveis notícias relacionadas ao vestibular Unesp.
A inscrição para o vestibular Unesp é realizada exclusivamente pela internet. Ela é realizada através do site oficial da universidade, o https://www.vunesp.com.br.
No ato da inscrição, o candidato terá que indicar o curso pretendido, a cidade onde pretende realizar o exame, se atende aos requisitos do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) e se autodeclarasse negro, pardo ou indígena.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso que o estudante já tenha completado o Ensino Médio ou que venha a completá-lo no ano em questão, a menos que o candidato queira realizar o exame apenas para medir seu desempenho; nesse caso, terá que se inscrever como “treineiro”.
Confira também outras inscrições para programas de educação em 2020:
Como comentado, ainda não há informações a respeito do vestibular Unesp 2020/21. Porém, tomando-se novamente como base os exames passados, e levando-se em consideração o fato de a Unesp manter uma certa regularidade nas datas de seus exames, pode-se dizer que, no ano em questão, a primeira fase do exame acontecerá em meados de novembro e a segunda fase em meados de dezembro (15 de novembro e 15 e 16 de dezembro, respectivamente, segundo o vestibular de 2019/20).
Já em relação à divulgação dos resultados, ele geralmente é divulgado nos 3 primeiros dias de fevereiro do ano seguinte, neste caso, entre 01 e 03 de fevereiro de 2021.
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário