Vestibular ITA 2021 – Como funciona a inscrição e o processo de seleção

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Se você quer prestar o vestibular 2021 na cidade de São Paulo, fique atento sobre o processo seletivo, qual o número de vagas, como funciona a prova objetiva, se são questões de múltipla escolha, mais sobre a realização de provas, conteúdos básicos e últimas notícias.

Vestibular ITA para 2021

O ITA é um dos lugares de ensino mais conceituado do Brasil em relação à carreira de Engenharia. O vestibular é realizado todo ano e é a única forma de ingressar na instituição, pois a mesma não aceita transferência de alunos de outras universidades.

Sendo assim, é uma das inscrições vestibular 2021 mais concorridas para quem quer fazer um curso de graduação, principalmente pelo número de vagas e pelo processo seletivo, que te capacitará em um dos cursos profissionais mais completos quando o quesito é exame de escolaridade.

As datas de inscrição e provas do ano que vem (para ingresso em 2021), ainda não foram divulgadas, portanto, fique de olho em demais informações sobre o vestibular 2021, seja a 1ª fase ou a 2ª fase, além de saber mais sobre o processo seletivo, data de realização das provas e também data de inscrição. Lembre-se que não serão tolerados atrasos.

Vestibular ITA 2021

Para poder se inscrever no vestibular do ITA, é necessário ter concluído o Ensino Médio (pessoas que estão no segundo ano podem participar da seleção apenas como treineiros). Será necessário prestar a 1ª fase e depois a 2ª fase, dessa forma, poderá estar uma das inscrições do vestibular mais concorridas entre os candidatos que tem a intenção de prestar um curso de graduação, cheio de questões múltipla escolha, sendo assim uma prova objetiva.

A idade dos candidatos também é deve ser observada. Pois apenas pessoas que tenham até 23 anos no dia 31 de dezembro de 2020 podem realizar as provas do vestibular. Ou seja, os candidatos que já passaram dessa idade não poderão participar desse exame de escolaridade nem tem admissão ao exame, por isso, fique de olho nas especificações dos concursos abertas.

Os cursos de graduação oferecidos no local

Quem se inscreve no vestibular do ITA pode escolher um dos seis cursos de graduação oferecidos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Todos os cursos têm duração de cinco anos, sendo que nos dois primeiros os estudantes cursam matérias fundamentais comuns. Após esse período é que eles efetivamente escolhem a especialidade desejada. Assim, os candidatos possuem a mesma base de estudos, depois da conclusão do ensino básico entram em uma especificidade escolhida, ou seja, em um curso fundamental.

Quanto custa a inscrição

A inscrição para o vestibular do ITA pode ser feita pelo site mediante ao pagamento de uma taxa no valor de R$140,00. No caso de candidatos que não tenham condições de pagar o valor podem solicitar isenção do pagamento. Porém é necessário ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter tido bolsa integral de escola particular e ainda comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Acompanhe aqui como se dá o processo de seleção para que possa ir se preparando, além de demais dicas pra passar nas vagas dos concursos abertas em 2021 inscrições, recebendo assim sua concurso admissão, após o exame de escolaridade ser aprovado, para assim, entrar no curso fundamental.

Instituto de Aeronáutica

Provas de seleção do ITA

O vestibular é dividido em primeira e segunda fase. Os conteúdos abordados são de português, matemática, física, química e inglês em questões de múltipla escolha. O candidato necessita atingir a média mínima de 5 para ser aprovado na seleção e assim prestar a 2ª fase no concurso de admissão.

A primeira fase é mais tranquila. A prova é composta por 60 questões objetivas, sendo 12 de cada disciplina, e é realizada em apenas um dia, tem duração estipulada para os alunos não se perderem no tempo.

Na segunda fase, você precisa responder questões dissertativas de matemática, física, química e também escrever uma redação. A segunda fase é dividida em dois dias, facilitando assim o concurso de admissão ao curso em questão.

Veja como funciona a nota de corte e a média geral

A sua média no vestibular do ITA é composta da seguinte maneira:

  • 20% pela nota da primeira fase;
  • 20% pela nota da segunda fase de química;
  • 20% pela nota da segunda fase de matemática;
  • 20% pela nota da segunda fase de física;
  • 20% pela nota da redação (você não pode zerar essa etapa ou será desclassificado).

Já a nota de corte, pode variar a cada vestibular. Nos últimos vestibulares era preciso tirar entre 6,75 e 7,00 na primeira fase para conseguir ter suas questões dissertativas corrigidas. Assim, os alunos sabem qual o valor mínimo para as provas em questão, além do nível de escolaridade da prova.

O aluno formado pelo ITA pode escolher entre a carreira militar ou a civil. Se optar pela Militar, já tem garantida a carreira estável de engenheiro da Força Aérea Brasileira. Recebendo um salário base, quando o estudante ainda está no terceiro ano.

Quando já estiver fazendo parte da aeronáutica, devem ser justificadas as faltas sem poder ultrapassar o limite de 10%. Além do curso regular de engenharia, igual ao dos que optam pela carreira civil, há aulas de instrução militar, palestras sobre comando e aulas de educação física.

Uma vez formado, o oficial deve permanecer pelo menos cinco anos na Força Aérea.

Já que você já sabe como funciona a inscrição para o vestibular e o processo de seleção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, basta só estudar e aguardar as inscrições para o ITA 2021.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content